Decisão de liga americana esvazia hóquei nos Jogos de Inverno
NHL, que reúne melhores do mundo, não vai liberar jogadores para o evento, em 2018

A NHL (liga de hóquei sobre o gelo dos Estados Unidos) anunciou nesta segunda-feira que não vai liberar seus jogadores para a disputa da próxima Olimpíada de Inverno, que será realizada em Pyeongchang, na Coreia do Sul, no ano que vem. Esta será a primeira vez desde 1994 que os atletas da principal liga da modalidade no mundo não estarão nos rinques olímpicos. O comunicado foi feito por meio de uma nota oficial.
“Já havíamos deixado claro que, embora a maioria de nossos times não concordasse com a interrupção da temporada 2017/18, estávamos abertos a ouvir qualquer outra parte que pudesse ter interesse na questão, como o Comitê Olímpico Internacional. Porém, muitos meses se passaram e nenhum diálogo se concretizou”, disse a NHL.
De acordo com a liga, mesmo depois de tentativas de acordo malsucedidas, o COI afirmou que a participação de atletas da NHL na Olimpíada de Pequim, em 2022, estará condicionada à participação em 2018 – portanto, também não deverá ocorrer. Além disso, a associação de jogadores da liga norte-americana preferiu não se envolver em negociações que “pudessem tornar a participação olímpica mais atraente para as equipes”, segundo a nota.
A decisão é polêmica e divide opiniões. A maioria dos torcedores prefere ver os atletas defendendo suas seleções nos Jogos Olímpicos, e os próprios jogadores têm interesse em participar, mas muitos donos de franquias não querem ver os elencos desfalcados durante a temporada. Em 2014, na Olimpíada de Sochi, na Rússia, o Canadá foi o vencedor da medalha de ouro ao derrotar na final a Suécia, enquanto a Finlândia ficou com o bronze.