Conheça os adversários do Brasil no grupo C da Copa do Mundo de 2026
Marrocos e Escócia foram adversários do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo de 1998; Haiti fará confronto inédito
Está definido o grupo do Brasil para a Copa do Mundo de 2026 após sorteio da Fifa nesta sexta, 5. Marrocos, Escócia e Haiti serão os adversários da pentacampeã na primeira fase do mundial. As datas e locais de jogos do grupo C serão divulgados neste sábado, 6, pela entidade.
O principal adversário do Brasil será Marrocos, sorteado do pote 2, com uma campanha semifinalista na Copa do Mundo de 2022. A seleção se tornou a primeira de seu continente a chegar tão longe no mundial, com direito a deixar a Bélgica para trás na fase de grupos e eliminar Espanha e Portugal no mata-mata. O lateral direito Hakimi do PSG é o principal nome do time, que valoriza, justamente atacar pelas laterais, e ser sólido defensivamente. Outro nome importante é Brahím Díaz do Real Madrid e o goleiro Bounou do Al Hilal.
A Escócia está de volta à Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998 e seu retorno veio na última rodada das Eliminatórias de maneira dramática. Liderada pelo melhor jogador da última temporada do Campeonato Italiano, o meio-campista Scott McTominay, a seleção teve dificuldades para voltar ao palco mundial, sofreu dura derrota para Grécia na penúltima rodada, mas foi resiliente para buscar a vitória contra a favorita Dinamarca. No entanto, o time europeu sofre com poucas alternativas de ataque e nunca avançou da fase de grupos em suas oito participações.
Fato curioso é que tanto Marrocos quanto Escócia foram adversários da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998 na fase de grupos.
O novato no caminho da canarinho é o Haiti, que faz sua segunda participação no mundial, após disputar pela primeira vez em 1974. Na ocasião, não ganharam nenhuma partida, mas marcaram dois gols dos pés de Emmanuel Sanon. No caminho rumo a Copa do ano que vem, a seleção não pode jogar em casa por motivos de insegurança no país, e seus torcedores podem também ficar de fora das arquibancadas devido às restrições imigratórias do governo de Donald Trump dos Estados Unidos.
Confira a ficha técnica das seleções:
Marrocos
Confederação: África (CAF)
Ranking: 11º
Nº de participações (até 2022): 6
Grande nome: Achraf Hakimi
Escócia
Confederação: Europa (UEFA)
Ranking: 36º
Nº de participações (até 2022): 8
Grande nome: Scott McTominay (Napoli)
Haiti
Confederação: América do Norte (Concacaf)
Ranking: 84º
Nº de participações (até 2022): 1
Grande nome: Johny Placide (SC Bastia)
As reações de atrizes veteranas à fala de Regina Duarte na TV Globo
CCJ deu resposta imediata à decisão de Gilmar sobre impeachment de ministros do STF
Greve dos caminhoneiros é até agora um grande fracasso em todo o país
Ações da Anvisa proíbem suplemento de ora-pro-nóbis, vinagre de maçã e produtos com creatina
O que se sabe sobre a greve de caminhoneiros convocada para quinta-feira







