Condições precárias das instalações do time feminino do Flamengo viralizam; veja vídeo
Comentarista Renata Mendonça, do SporTV, mostra campo menor que oficial e falta infraestrutura do Centro de Futebol Zico (CFZ)

A jornalista Renata Mendonça, do perfil Dibradoras, publicou um vídeo denunciando a situação precária do local de treinamento do time feminino profissional do Flamengo. A comentarista do Sportv mostrou as instalações do Centro de Futebol Zico (CFZ), onde as Meninas da Gávea realizam suas atividades desde o início do ano com a gestão do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap.
EXCLUSIVO: O @Flamengo anunciou readequação orçamentária para o futebol feminino.
Mas antes mesmo de isso acontecer, vale conhecer a estrutura que um dos maiores clubes do Brasil oferece ao time profissional feminino. pic.twitter.com/C8t1DKKcjI
— Dibradoras (@dibradoras) October 21, 2025
O vídeo mostra o vestiário reservado para as atletas femininas, mas que conta apenas com um aviso impresso em papel A4 como sinalização e uma lixeira na frente da porta. Dentro do vestiário, que pode ser acesso livremente, segundo a jornalista, algumas torneiras dos chuveiros e azulejos estão quebrados.
Há outra opção de vestiário para as 29 jogadoras do elenco, quando acontecem eventos no CFZ. O espaço alternativo fica dentro de um contêiner, e a repórter mostra em vídeo a água da torneira no local saindo completamente marrom, de aspecto barrento.
Em seguida, ela mostra as condições do campo de treinamento com 54 m de largura por 85 m de comprimento, enquanto a Fifa recomenda as medidas de 68m x 105m.
Um outro local do centro com a cobertura de um telhado, quebrado, diga-se de passagem, seria a academia. Uma série de equipamentos estão debaixo da estrutura amontoados, sem sinal de condições de uso e cercados de panos e lonas mal penduradas. “Recentemente pelo menos eles fizeram uma parceria com uma academia na região para amenizar essa situação precária”, afirma a jornalista.
Outros contêineres são utilizados para guardar rouparia e equipamentos, e a área da fisioterapia é em cima de um bar do clube.
Nova gestão
Até o ano passado, a equipe feminina do Flamengo treinava no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha do Brasil. A nova gestão do presidente Luiz Eduardo Baptista, Bap, mudou o centro de treinamento das Meninas da Gávea para o CFZ.
A administração também anunciou na última quinta, 16, uma readequação orçamentária no futebol feminino com menor investimento na modalidade. A técnica Rosana Augusto, que conquistou a Copa Rio à frente do clube e levou a equipe até as quartas de final do Brasileirão, deixou o cargo logo após o anúncio. Ex-jogador do Palmeiras e da seleção brasileira, a treinadora foi contratada pelo Verdão na semana seguinte.