Cinco torcedores são condenados por ofensas racistas contra Vini Jr. na Espanha
Brasileiro foi vítima de racismo em partida pelo Real Madrid em 2022 contra o Real Valladolid

Nesta quinta, 15, cinco torcedores do Real Valladolid, da Espanha, foram condenados a um ano de prisão cada por ofensas racistas contra o jogador Vinícius Jr. O brasileiro do Real Madrid foi vítima dos ataques no final de uma partida válida pelo Campeonato Espanhol, no estádio José Zorrilla, em Valladolid, cidade espanhola. Os condenados também terão de pagar uma multa de 1.620 euros.
Em 30 de dezembro de 2022, aos 43 minutos do segundo tempo, o camisa número 7 do time madrilenho foi substituído por Luka Modric. Ao caminhar para o banco de reservas, Vini Jr. foi alvo de insultos racistas por alguns torcedores da equipe dona da casa.
As conclusões provisórias do Ministério Público local dizem que os xingamentos foram “proferidos com a indubitável intenção de humilhar e ferir a dignidade do jogador por evidentes motivos racistas, foram documentados por várias gravações feitas por torcedores que assistiam à partida de diferentes pontos das arquibancadas”.
Depois do ocorrido, Vini Jr. se pronunciou nas redes sociais e condenou os atos e a falta de punição dos criminosos: “Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto, e La Liga segue sem fazer nada. Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final, a culpa é minha.”