Champions League: como as equipes chegam para as semifinais do torneio
Arsenal, Barcelona, Inter e PSG disputam uma vaga na decisão em Munique em 31 de maio

O círculo está fechando e a luta pelo título da Champions League está cada vez mais disputada. O Arsenal encara o PSG na terça, 29, enquanto o Barcelona e a Internazionale se enfrentam na quarta, 30, pela primeira perna da disputa da vaga na final, ambos às 16h.
Para chegar na final, as quatro equipes vivem boas fases nos campeonatos nacionais. O PSG foi campeão francês antecipadamente e busca a cereja do bolo com a conquista inédita da Champions. O Barcelona lidera o espanhol, e venceu a Copa do Rei em cima do arquirrival Real Madrid no último sábado, 26. Inter e Arsenal estão em segundo lugar na tabela de suas disputas locais. O time inglês não tem mais chance de conquistar a Premier League que foi para o campeão isolado Liverpool, mas fez uma boa campanha que o garante na próxima Liga dos Campeões. O time italiano segue na briga com o Napoli para garantir o bicampeonato.
O palco da decisão no dia 31 de maio está definido: Allianz Arena em Munique. Na casa do Bayern de, eliminado pela Inter na última fase do campeonato, o próximo campeão da Europa erguerá a “orelhuda”. Antes de aterrissar na Alemanha, confira como as equipes chegam para os confrontos da semifinal:
Arsenal x PSG
De um lado, Arsenal e PSG tentam o primeiro título de Champions. O Arsenal vem embalado de um 5 a 1 no agregado contra os atuais e maiores campeões, o Real Madrid. As cobranças de falta impecáveis de Declan Rice na primeira perna e o retorno de Saka na volta embalaram o atropelo inglês nas quartas. Os comandados de Mikel Arteta tem um jogo rápido e entrosado: o brasileiro Gabriel Martinelli traduz o esquema tático lateralizado e veloz, com Saka do outro lado e Merino pelo meio. O PSG de Luis Enrique é quase que um reflexo do time inglês com Kvaratskhelia e Doue pelos lados no ataque, e Dembele também atuando em profundidade. A equipe francesa oscilou mais no continental, veio da repescagem, eliminou o líder da primeira fase, o Liverpool, nos pênaltis e sofreu contra o Aston Villa na última fase. O desafio para ambos os lados será justamente combater o próprio estilo de jogo e não cometer erros, como um pênalti perdido por Saka ou falhas de Donnarumma, na ida no Estádio Emirates, e na volta no Parque dos Príncipes.
Barcelona x Inter
Do outro lado, um penta e outro tricampeão disputam a vaga em Munique. Barcelona e Inter tentam retomar a glória da Champions após mais de uma década sem levantar a taça. A equipe culé venceu o campeonato pela última vez em 2014/15 com Messi, Neymar e Suárez, e tem a melhor chance desde então com outro trio de ataque: Raphinha, Lewandovski e Lamine Yamal. Os catalães podem consagrar uma temporada vitoriosa depois da conquista da Copa do Rei e uma vitória da La Liga em vista. As quartas contra o Borussia Dortmund foram tranquilas na primeira perna em uma goleada com uma atuação de gala do trio, mas que apagou na volta e quase viu a vaga nas semis escapar. O time de Hansi Flick tem que permanecer consistente em alto nível para bater uma Inter sólida. Lautaro Martinez comanda o ataque italiano com Thuram de centroavante em uma campanha que eliminou com eficiência o Bayern de Munique. Destaque para o lateral brasileiro Carlos Augusto que vem entrando bem no esquema tático de Inzaghi que sempre busca um homem na área. A ida é no Campo Lluys Company, com o Camp Nou ainda em reforma, e a volta é no San Siro.