PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Campanha da Fiel para quitar Neo Química Arena avança: riscos e benefícios

Iniciativa, embora louvável pela demonstração de amor à camisa e poder de mobilização da torcida corintiana, divide opiniões entre especialistas

Por Da Redação Atualizado em 2 dez 2024, 13h44 - Publicado em 2 dez 2024, 13h42

Uma iniciativa inédita no futebol brasileiro tomou forma virou o assunto do fim da semana passada: a torcida do Corinthians, por meio da organizada Gaviões da Fiel e com aval da diretoria, lançou uma “vaquinha” online com o objetivo de arrecadar 710 milhões de reais para quitar a dívida do clube com a Caixa Econômica Federal referente à Neo Química Arena. O projeto teve início na quarta, 27, e até agora a mobilização superou a marca de 23 milhões, demonstrando a força da Fiel Torcida.

O site oficial da campanha disponibiliza um sistema de doações via Pix a partir de 5 reais. Para participar, os torcedores precisam realizar um cadastro com informações pessoais e, ao final, recebem um certificado virtual. O prazo inicial para alcançar a meta é de seis meses, com possibilidade de extensão caso necessário. A conta para as doações é da própria Caixa Econômica Federal, garantindo a transparência do processo.

Opiniões divididas

A iniciativa, embora louvável pela demonstração de amor à camisa e poder de mobilização da torcida corintiana, divide opiniões entre especialistas em marketing esportivo e gestão financeira. “No entanto, ao transferir, se o entendimento for de transferência de responsabilidade financeira para os torcedores, a iniciativa pode gerar críticas e levantar questionamentos sobre a eficiência da gestão do clube”, diz Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM “Além disso, há o risco significativo de a meta não ser atingida, o que poderia expor fragilidades na administração e resultar em frustração entre os torcedores.”

Gaviões da Fiel em São Paulo –
Gaviões da Fiel em São Paulo – (Reprodução/Twitter)

Existe também discutem a possibilidade de empresas e patrocinadores participarem da campanha, o que poderia aumentar consideravelmente a arrecadação. A participação de marcas fortes, desde que alinhada com os valores do clube e da torcida, pode gerar benefícios para ambas as partes. “Participar poderia gerar maior visibilidade, alinhamento com a cultura de torcida e aumento da percepção positiva junto a consumidores corintianos”, diz Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios. “Contudo, para empresas, é essencial que haja transparência e clareza no impacto da campanha, pois a associação com uma dívida de longo prazo pode trazer riscos reputacionais, caso o clube não demonstre avanços concretos na quitação do débito.”

A campanha da Fiel para quitar a Neo Química Arena é, sem dúvida, um marco na história do futebol brasileiro. Resta saber se a paixão da torcida será suficiente para superar os desafios financeiros e transformar esse sonho em realidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.