Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Paralimpíada: Brasil quebra recordes e fica no top 5 do quadro de medalhas pela 1ª vez

Delegação brasileira terminou participação nos Jogos de Paris com 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze

Por Da Redação Atualizado em 8 set 2024, 12h35 - Publicado em 8 set 2024, 11h25

O Brasil encerrou neste domingo, 8, sua participação na Paralimpíada de Paris com números impressionantes. A delegação alcançou pela primeira vez o top 5 do quadro de medalhas, objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro, e bateu o recorde de medalhas, com 89 no total, firmando-se como potência do esporte paralímpico.

As últimas conquistas ocorreram neste domingo, no halterofilismo e na canoagem, o que fez o Brasil ultrapassar a Itália no ranking. Ao todo, os atletas brasileiros voltarão com o recorde de 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes. À frente do Brasil ficaram Holanda, com 56 medalhas no total, mas 27 de ouro, Estados Unidos, com 105 no total, Grã-Bretanha, com 124, e China, com 220 conquistas ao todo.

A melhor campanha do Brasil até Paris 2024 havia sido nos Jogos de Tóquio, em 2021. Lá foram 72 medalhas no total, sendo 22 de ouro, e uma sétima colocação, a mesma dos Jogos de Londres, em 2012. Na capital inglesa, no entanto, foram 21 ouros e 47 pódios no total.

Bem como ocorreu em outras edições, a natação e o atletismo foram as modalidades que mais ganharam medalhas, com 26 e 36, respectivamente. A surpresa veio do judô, que conquistou quatro ouros deixando o país na liderança da modalidade. A cerimônia de encerramento dos Jogos será hoje, às 15h, no horário de Brasília.

Continua após a publicidade

Individualmente, vale destacar as participações de Gabriel Araújo, da natação, com três ouros, mesmo número de Carol Santiago, também da natação – ela conquistou ainda uma prata. A experiente Jerusa Geber, do atletismo, também marcou seu nome na história, com dois ouros conquistados. Diveros brasileiros também quebraram recordes mundiais em suas modalidades, como Rayane Soares, do atletismo, e o próprio Gabrielzinho.

A competição termina neste domingo, com a cerimônia de encerramento tendo início às 15h, no horário de Brasília. Carol Santiago e o canoísta Fernando Rufino, dono da última medalha de ouro do Brasil, serão os porta-bandeiras do país.

Confira imagens das vitórias dos atletas brasileiros na galeria abaixo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.