Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bola de Ouro 2024: espanhóis Rodri e Aitana Bonmatí levam os troféus; veja lista

Vinicius Júnior e Jude Bellingham, ambos do Real Madrid, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 out 2024, 19h28 - Publicado em 28 out 2024, 15h46

Sem a presença de Vinícius Júnior e da delegação do Real Madrid, a cerimônia de entrega da Bola de Ouro 2024, realizada nesta segunda-feira, 28, em Paris, foi marcada por um clima de constrangimento. A premiação, que reconhece os melhores do futebol no ano, elegeu dois espanhóis como jogadores da temporada: o volante Rodri, do Manchester City, e  Aitana Bonmatí, meio-campista do Barcelona.

A premiação da revista France Football e da UEFA aos melhores do ano no futebol masculino e feminino começou polêmica antes mesmo da festa. Favorito entre os indicados, Vini Jr., que ficou em segundo lugar, seguido pelo seu companheiro de clube  Jude Bellingham,  não assistiu à entrega dos troféus no Théâtre du Châtelet. A equipe do atacante e da seleção brasileira disse a VEJA que apenas aderiu à decisão do clube espanhol de não comparecer.

Os organizadores da premiação afirmaram que todos os indicados foram tratados igualmente e que ninguém sabia previamente quem seria o vencedor. A ausência de Vini Jr., um dos principais jogadores da última temporada e decisivo nas conquistas do Real Madrid, representa um revés significativo para a premiação da France Football e UEFA.

Muitos amigos e companheiros do brasileiro foram às redes para apoiá-lo. Entre os quais, Lucas Paquetá, Carvajal e até o técnico Carlo Ancelotti. Vini Jr. foi às redes sociais para dar sua resposta: “Farei dez vezes se for preciso. Eles não estão preparados”. O atacante se referiu à sua postura nos campos combatendo o racismo nos estádios.

O evento começou com a entrega do prêmio Kopa, destinado ao melhor jogador sub-21, que foi conquistado por Lamine Yamal, do Barcelona. Ele se tornou o primeiro a receber o troféu antes dos 18 anos. O brasileiro Savinho, do Manchester City, ficou em quarto lugar na categoria.

Barcelona's Spanish forward Lamine Yamal receives the Kopa Trophy for best under-21 player during the 2024 Ballon d'Or France Football award ceremony at the Theatre du Chatelet in Paris on October 28, 2024. (Photo by FRANCK FIFE / AFP)
Lamine Yamal, do Barcelona, vencedor do premio Kopa – (Franck Fife/AFP)

O prêmio de melhor clube feminino foi para o Barcelona, enquanto o melhor clube masculino da Europa foi o Real Madrid, criando uma atmosfera estranha no Théâtre du Châtelet, já que a delegação merengue não estava presente. Os apresentadores, Didier Drogba e Sandy Heribert, logo seguiram para a homenagem ao alemão Franz Beckenbauer, falecido em janeiro.

Na sequência, o prêmio Gerd Müller para os artilheiros da temporada foi compartilhado entre Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, que na época ainda estava no PSG. Ambos marcaram 52 gols na temporada 2023/24, mas Kane recebeu o prêmio sozinho devido à ausência de Mbappé.

O Troféu Yashin, concedido ao melhor goleiro, foi para Emiliano Dibu Martínez, do Aston Villa e da seleção argentina. Este é o segundo ano consecutivo que Dibu conquista o prêmio. Em seu discurso, ele agradeceu ao Aston Villa e destacou a importância dos técnicos em sua evolução.

A espanhola Jenni Hermoso recebeu o prêmio Sócrates por seu envolvimento em causas sociais. Na edição anterior, Vinícius Júnior havia sido o ganhador dessa honraria.

Continua após a publicidade
Barcelona's Spansih midfielder Aitana Bonmati (L) and Manchester City's Spanish midfielder Rodri pose with their Ballon d'Or award during the 2024 Ballon d'Or France Football award ceremony at the Theatre du Chatelet in Paris on October 28, 2024. (Photo by FRANCK FIFE / AFP)
Barcelona’s Spansih midfielder Aitana Bonmati (L) and Manchester City’s Spanish midfielder Rodri pose with their Ballon d’Or award during the 2024 Ballon d’Or France Football award ceremony at the Theatre du Chatelet in Paris on October 28, 2024. (Photo by FRANCK FIFE / AFP) (Franck Fife/AFP)

O novo Troféu Johan Cruijff, destinado à melhor treinadora, foi entregue a Emma Hayes, da seleção feminina dos Estados Unidos. A ausência dela foi justificada com um vídeo exibido durante a cerimônia. O prêmio masculino foi para Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, que também não compareceu.

Aitana Bonmatí, meio-campista do Barcelona e da seleção espanhola, conquistou mais uma vez a Bola de Ouro, tornando-se uma das poucas jogadoras a receber o troféu duas vezes. Em seu discurso, ela enfatizou a importância do trabalho em equipe.

Encerrando a noite, George Weah, primeiro homem negro a ganhar a Bola de Ouro em 1995, anunciou que o prêmio de melhor jogador deste ano foi para Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola. Antes do anúncio, gritos de apoio a Vinícius Júnior ecoaram pela plateia.

Continua após a publicidade

 

As categorias da Bola de Ouro 2024 refletem uma evolução contínua desde sua criação em 1956, reconhecendo talentos diversos no futebol masculino e feminino ao redor do mundo.

Veja a lista:

Bola de Ouro masculina: Rodri (Manchester City)

Bola de Ouro feminina: Aitana Bonmatí (Barcelona)

Continua após a publicidade

Troféu Yashin: Emiliano Dibu Martínez (Aston Villa)

Troféu Kopa: Lamine Yamal (Barcelona)

Troféu Gerd Müller: Henry Kane (Bayern de Munique) e Kyllian Mbappé (PSG)

Time do ano no futebol masculino: Real Madrid

Continua após a publicidade

Time do ano no futebol feminino: Barcelona

Troféu Johan Cruijff de treinador de futebol masculino: Carlo Ancelotti (Real Madrid)

Troféu Johan Cruijff de treinador de futebol feminino: Emma Hayes (Seleção dos EUA)

Prêmio Sócrates: Jenni Hermoso

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.