As cenas de selvageria em Independiente x Universidad de Chile pela Sul-Americana
Jogo de volta das oitavas de final foi interrompido por briga generalizada na arquibancada do estádio em Buenos Aires

A partida de volta das oitavas de final da Sul-Americana entre Independiente x Universidad de Chile foi cancelada após uma briga entre torcedores das equipes nas arquibancadas do Estádio Libertadores de América na província de Avellaneda, em Buenos Aires, Argentina. Durante o intervalo de jogo, um confronto violento se agravou entre os setores visitante e da casa, com agressões com barras de metal, pessoas ensanguentadas e um torcedor se jogando da arquibancada para fugir da confusão.
O jornal argentino Clarín relata que torcedores da U (Universidad de Chile) estavam em um setor sem supervisão de segurança, incendiaram objetos e jogaram assentos e bombas contra a torcida local. As agressões tinham começado ainda no primeiro tempo, mas se intensificaram no intervalo.
Apesar da tentativa de reinício, o árbitro do jogo interrompeu a disputa no começo da segunda etapa e encaminhou os jogadores e comissões técnicas para os vestiários. O placar estava em 1 a 1 e a equipe chilena estava se classificando para a próxima fase pela vantagem de 1 a 0 conquistada na primeira perna.
Torcedores do Independiente, feridos pelos objetos arremessados saíam das arquibancadas e chegaram a entrar em campo para pedir socorro. Os visitantes, cerca de 3.000, também estavam deixando o local com a partida paralisada e a situação parecia se acalmar.
A confusão, porém, se agravou com a invasão por parte de pelo menos 100 torcedores do Independiente no setor visitante, encurralando cerca de 20 torcedores da U, que se juntaram no canto da arquibancada. As cenas seguintes foram muito violentas, os locais deixaram os chilenos inconscientes e arrancaram suas camisas, pendurando-as como troféu no alambrado. (vídeos contêm cenas fortes)
Vergonhoso o que aconteceu em Independiente x La U, isso não é futebol.
Que sejam todos punidos. pic.twitter.com/8QioKeHadP
— Futnet FC (@futnetaposta) August 21, 2025
Al piso.
Un hincha de Independiente desmayando a un hincha de la U de chile con un tablón de madera. pic.twitter.com/j3ZX7h4PXg
— mattirp (@mattirp_) August 21, 2025
O desespero foi tanto que um torcedor da Universidad de Chile se jogou da lateral da arquibancada na tentativa de fugir da situação encurralada. Segundo o embaixador do Chile na Argentina, ele está fora de perigo. (vídeo contém cenas fortes)
🚨Un hincha de #UdeChile se encuentra en grave estado tras haber sido arrojado por hinchas de #Independiente desde el sector más alto del estadio 🚨 pic.twitter.com/z2yq7tm6eZ
— Germán García Grova (@GerGarciaGrova) August 21, 2025
O jogo foi anunciado como cancelado no sistema de som do estádio, e os outros torcedores locais que entraram em campo para se proteger, ou seguiam nas arquibancadas deixaram o estádio. O jogador Felipe Loyola do Independiente e membros da comissão técnica procuraram por familiares que estavam na torcida.
Aproximadamente 300 torcedores chilenos foram presos pela polícia argentina. Há feridos de ambas as torcidas, com relatos de casos graves, mas sem precisão da quantidade. Ambulâncias chegavam e deixavam o Estádio Libertadores de América levando os feridos para os hospitais Fiorito e Perón.
O que acontece depois?
Em nota a Conmebol, anunciou que “devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a partida foi cancelada”. (Confira nota na íntegra abaixo)
Cabe aos órgãos judiciais da Confederação decidir a resolução da partida. No chaveamento, o Alianza Lima seria o adversário das quartas de final do vencedor entre Independiente x Universidad de Chile.
“O Manual de Clubes da Copa Libertadores determina que, em caso de cancelamento da partida, a responsabilização dos clubes, por seus próprios atos ou de pessoas relativamente às quais possam ser responsáveis – tais quais os seus torcedores –, se dará na forma do Código Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol. E, pelo Código, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode sofrer sanções por condutas indevidas que pratique, não havendo nada que abone o clube por ser visitante, nem limite as punições ao mandante, por exemplo.”, explica Felipe Crisafulli, sócio do Ambiel Bonilha Advogados e membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP.
Em caso de aplicação de multa, o artigo 6 do Código Disciplinar da Conmebol estabelece alguns limites: elas não podem ser inferiores a 100 dólares, nem superiores ao máximo previsto no Estatuto da entidade, ou seja, 400 mil dólares. “Além disso, esse mesmo dispositivo admite a aplicação de mais de uma sanção pelo mesmo fato, ou seja, é possível que se cumulem punições como advertência e jogos com portões fechados, ou até multa e exclusão da competição (inclusive de edições futuras), a depender da análise dos fatos e da decisão que venha a ser proferida pelos órgãos competentes da Conmebol”.
O advogado ressalta, porém, que, embora a exclusão da competição seja cabível, o histórico das penalidades aplicadas pela entidade vai noutro sentido. “Salvo se, por considerar o caso muito mais grave que outros havidos no passado, sanções como multa e suspensão de torcida em estádios são mais prováveis e comuns de serem vistas no âmbito da Conmebol do que perda de pontos e exclusão de competições nesse tipo de situações”, completa Crisafulli.
Confira nota da Conmebol na íntegra:
“A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a partida foi cancelada.
Ele acrescentou que, considerando que o Manual do Clube para situações semelhantes foi seguido, mas a situação não foi remediada, a partida foi cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para posterior apuração.
Todas as informações relativas aos eventos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.”