PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Amaury Passos, lenda do basquete brasileiro, morre aos 89 anos, em São Paulo

Ele estava ao lado da família e amigos; causa da morta ainda não foi divulgada

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 dez 2024, 10h15 - Publicado em 12 dez 2024, 10h13

O basquete brasileiro está de luto. Amaury Passos, considerado o primeiro craque do esporte no país, morreu na madrugada desta quinta-feira, 12, aos 89 anos, em São Paulo. A informação foi divulgada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Ele estava ao lado da família e amigos, mas a causa da morta ainda não foi divulgada.

Bicampeão mundial (1959 e 1963) e duas vezes medalhista olímpico de bronze (1960 e 1964), Amaury foi um dos maiores nomes da história do esporte no país. Eleito por duas vezes o melhor jogador de um Mundial, feito único até hoje, o pivô encantou o mundo com seu talento e liderança em quadra.

Nascido em São Paulo, em 11 de dezembro de 1935, Amaury passou parte da infância na Argentina, onde aprendeu a jogar basquete. Retornou ao Brasil aos 16 anos e logo se destacou nas quadras. Com apenas 18 anos já era titular da seleção brasileira que disputou o mundial de 1954, no Rio de Janeiro.

Ao longo de sua carreira, Amaury defendeu a seleção em 96 partidas oficiais, disputando três Olimpíadas e quatro mundiais. Além dos títulos mundiais e olímpicos, conquistou também medalhas de prata e bronze em Jogos Pan-Americanos.

No Brasil, Amaury brilhou com as camisas do Clube de Regatas Tietê, Sírio e Corinthians. Pelo Timão, foi bicampeão brasileiro (1966 e 1969) e tricampeão paulista (1966, 1968 e 1969).

Continua após a publicidade

Após encerrar a carreira como jogador, Amaury se tornou técnico e foi bicampeão nacional pelo Monte Líbano, em 1982 e 1983.

“Amaury é sinônimo de basquete. De vitória. E com o seu talento, o Brasil tornou-se a potência que hoje é na modalidade, liderando ao lado de outros craques uma geração que encantou e pavimentou o caminho para os demais”, afirmou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr..

O velório de Amaury Passos será realizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, São Paulo, a partir das 10h desta quinta-feira e segue até às 18h. A CBB decretou luto oficial de três dias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.