Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Star Wars’: ator que fez Jar Jar Binks considerou suicídio após críticas

Americano Ahmed Best chegou a ser ameaçado de morte por fãs que não tinham gostado do personagem

O ator Ahmed Best, intérprete de Jar Jar Binks em três filmes da saga Star Wars, sofreu bastante com as críticas ao personagem, um dos mais odiados de toda a franquia criada por George Lucas. No Twitter, o americano afirmou que chegou a considerar o suicídio por causa da repercussão negativa.

“No ano que vem fará vinte anos que eu enfrentei uma onda de críticas da mídia que ainda afeta a minha carreira hoje”, disse, ao publicar uma foto em que aparece à beira do mar com o filho. “Esse é o lugar em que quase acabei com a minha própria vida. Ainda é difícil de falar sobre isso. Eu sobrevivi e esse carinha é o meu presente por ter sobrevivido. Essa seria uma boa história para o meu show solo? Me digam.”

No ano passado, Best contou em entrevista à revista Wired que as críticas dos fãs foram muito duras. “Tinha gente me ameaçando de morte na internet”, disse. “Algumas pessoas chegavam para mim e diziam: ‘Você destruiu a minha infância’. É algo difícil para uma pessoa de 25 anos ouvir.”

Em resposta à publicação do ator no Twitter, outros membros da equipe da franquia demonstraram apoio a ele e ao personagem. “Eu amava o Jar Jar Binks”, disse o ator Frank Oz, que emprestava a voz a Yoda. “Eu sei que eu vou ser detonado por dizer isso, mas eu nunca vou entender toda a antipatia que as pessoas tinham por ele.” Já o diretor Rian Johnson, de Os Últimos Jedi, e o ator Peter Mayhew, o Chewbacca, afirmaram que a história de Best precisa ser ouvida.

Jar Jar Binks foi criado para ser o alívio cômico da saga. O personagem apareceu em três filmes: Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005).