Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rafael é o vencedor da final do ‘MasterChef Profissionais’ 2018

Fluminense disputou o troféu com o gaúcho Willian

Rafael Gomes sagrou-se campeão nesta terça-feira do MasterChef Profissionais 2018. O fluminense disputava a final com o gaúcho Willian Peters. Eles tiveram que apresentar um menu degustação com seis pratos para os jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça.

Rafael apresentou um menu clássico, mas muito bem executado. Os pratos, com inspiração francesa – o finalista possui um restaurante em Paris -, primavam pela delicadeza e sutileza, mas com texturas e técnicas variadas. Os jurados se derreteram em elogios pela construção do menu, muito coerente.

O trio julgador também observou que esta foi uma das melhores, senão a melhor, final do MasterChef, por causa da dedicação e do show de cozinha exibidos por Rafael e Willian. “Ficamos arrepiados”, disse Paola.

Confira tudo o que aconteceu na final do MasterChef Profissionais 2018:


00:59 – Rafael vence o MasterChef Profissionais!


00:41 – Chegou aquele momento do MasterChef em que todo mundo chora ao lembrar a trajetória dos dois competidores. Os jurados, os finalistas, a Ana Paula…


00:39 – Willian apresenta suas duas sobremesas.

 (//Reprodução)

“É sensacional na boca”, elogia Paola. “Que surpresa agradável, é muito agradável. A acidez está extraordinária. Tecnicamente é incrível. É uma sopa crocante!”, afirma Jacquin.

 (//Reprodução)

A segunda, mais dramática, com uma mistura de ingredientes inusitados, em especial o kimchi, uma conserva de acelga picante, surpreende os jurados. “É muito ousado. Eu não teria coragem de fazer isso”, diz Jacquin. “É bom, mas é estranhíssimo. Ou você adora, ou detesta. Por que você correu esse risco?”, questiona Paola. Willian diz que a única oportunidade que ele tinha de mostrar quem ele é na gastronomia seria para os jurados, mesmo que com isso arriscasse sua vitória.


00:35 – Rafael apresenta as sobremesas.

 (//Reprodução)

“É agradável, a apresentação é bonita. Está muito bom, gostoso, combina muito com o seu menu”, diz Jacquin. “Tudo o que eles falaram. Para mim é um 10 porque a quantidade é perfeita. Está muito bom”, concorda Paola.

 (//Reprodução)

A segunda sobremesa de Rafael também agrada. “Está bem harmônica e gostosa”, afirma Fogaça. “Você foi magnífico, acho que você é o mestre das texturas. A sua sobremesa é uma festa, está muito boa”, diz Paola. Jacquin elogia o competidor, mas ressalta que achou a musseline gordurosa.


00:11 – Rafael apresenta seus pratos principais.

 (//Reprodução)

“Está bom. O molho é bom, mas o prato é gigante”, observa Jacquin sobre o primeiro prato, afirmando que Rafael colocou peixe demais, o que deu aparência exagerada à construção.

 (//Reprodução)

O segundo é mais elogiado. “É muito bom. Isso aqui é o ponto perfeito. A cenoura tem uma coisa de graça que você não espera e faz muito bem ao prato. É sublime”, afirma Paola. “Você tratou esse pato de uma forma que ele deve estar feliz. Seu prato é de uma finesse e um equilíbrio…”, diz Jacquin.


00:08 – Willian apresenta seus pratos principais.

 (//Reprodução)

“Muito bom. A sensação que o prato dá é que o paladar vai ser muito mais forte do que realmente é. Talvez o melhor do seu prato seja esse molho, molho maravilhoso”, diz Paola, observando que o arroz poderia estar um pouco mais cozido. Jacquin: “Dá um choque no visual, choque no sabor e depois um choque de felicidade”. Fogaça concorda: “Um prato impactante, gostoso, saboroso”.

 (//Reprodução)

O segundo prato também recebe muitos elogios. “É um prato engraçado igual você, não é comum”, diz Jacquin. “Seu menu é dramático. Dramalhão pesado. Ficou muito interessante, bonito”, afirma Fogaça.


23:58 – Paola se anima com a adrenalina nos últimos momentos da prova. “Muito bommmmm!”, grita a chef.


23:46 – Rafael parece desestabilizado após a entrega das entradas. No mercado, ao pegar os ingredientes para o prato principal, ele tremia como vara verde. Agora, durante a execução do prato, ele tenta colocar várias cenouras ao mesmo tempo no processador, um tanto perdido.


23:41 – Willian apresenta suas entradas.

 (//Reprodução)

Paola observa que se as entradas de Rafael primavam pela sutileza, a primeira de Willian traz mais força. “É muito poderosa, é muito potente. Mas é boa. É divertida, ousada, você”, diz a chef argentina. “Está tudo perfeito. De onde você inventou isso? Eu nunca imaginei fazer isso!”, afirma Jacquin.

 (//Reprodução)

Paola elogia também a segunda entrada, afirmando que o caldo tem um bom sabor e perfume. “A sutileza é muito bem vinda”, afirma.


23:39 – Rafael apresenta suas duas entradas.

 (//Reprodução)

Fogaça avalia que o carpaccio de vieira é delicado e bem executado, mas tem sabores previsíveis. Paola afirma que ele conseguiu equilibrar muito bem as texturas. “Muito bem temperada, sutil, elegante, acho que é o que você queria”, diz.

 (//Reprodução)

A segunda entrada também é elogiada. “Você é a terceira pessoa que faz esse prato na final de um MasterChef. Mas você conseguiu fazer uma coisa diferente”, diz Paola.


23:19 – Com estilos bastante diferentes, os competidores vão por caminhos diversos já na entrada. Rafael segue sua cozinha clássica, trabalhando com vieiras e cogumelos. Já Willian se arrisca ao tentar entregar cinco entradas – apenas duas foram pedidas.


23:01 – Rafael e Willian terão uma hora para preparar as duas entradas, uma hora e meia para os pratos principais e uma hora e meia para as sobremesas. “Hoje é um dia que não dá para esquecer nada mesmo, porque eu e o Rafael temos cozinhas tão diferentes que não adianta pedir nada para ele (no meio da prova) porque ele provavelmente não vai ter o que eu quero (para emprestar)“, diz Willian ao pegar os alimentos no mercado.


22:40 – Agora os jurados lembram a trajetória dos finalistas. Rafael é chamado de “metido” por Jacquin – o fluminense, que tem um restaurante em Paris, nunca foi dos mais carismáticos mesmo, por achar que estava sempre com o jogo ganho. Mas o trio julgador também lembra que não se deu bem logo de cara com Willian, que levava tudo na brincadeira no começo da competição.


22:36 – Os primeiros minutos do programa são dedicados aos outros competidores, eliminados ao longo da temporada. Em especial, aos últimos quatro que saíram antes da final: Heaven, Daniel, Manoela e André.


22:19 – Os jurados e a apresentadora, Ana Paula Padrão, já estão no estúdio da Band mostrando os bastidores do programa.


21:41 – Nas redes sociais, os finalistas já estão animando a torcida: