Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MAM atende MP e passa a proibir filmagem de performances

Museu assinou Termo de Ajustamento de Conduta após abertura de inquérito do Ministério Público de São Paulo

O Museu de Arte Moderna (MAM) e o Ministério Público de São Paulo (MPSP) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta, pelo qual o MP arquivará o inquérito aberto após a veiculação de imagens de uma criança tocando o tornozelo do artista Wagner Schwartz, então nu, em performance realizada na abertura da mostra 35ª Panorama da Arte Brasileira, no museu. 

A minuta define que o museu deverá criar formas para restringir o uso de celulares, câmeras fotográficas e filmadoras em instalações que envolvam interação do público com seres humanos, para garantir a preservação de crianças e adolescentes. Entre as medidas, que devem ser tomadas em um prazo de quatro meses, está a implementação de avisos escritos e via alto-falantes sobre a proibição de uso dos aparelhos.

O MAM ainda se comprometeu a doar 15% do faturamento da 35ª Panorama da Arte Brasileira em até trinta dias dias para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para promover projetos com processos de iniciação artística para crianças. Além disso, a instituição se comprometeu a promover eventos voltados para o público infantil, incluindo debates sobre liberdade de expressão, até junho de 2018.

O descumprimento das datas estabelecidas acarretará em uma multa de 1 000 reais por dia de atraso para o museu. E a regulamentação definida ainda não exclui a instituição de cumprir com as outras regras previstas que envolvam a criança e o adolescente.

O documento, assinado na última semana, define assim o arquivamento do inquérito aberto pelo Ministério Público em setembro. As denúncias surgiram após a veiculação do vídeo da performance La Bête, em que Wagner Schwartz fica deitado nu em um tatame e o público pode mexer em seus braços, pernas e no restante do corpo para alterar a sua posição, como um Bicho de Lygia Clark, no qual se inspirou.

Os vídeos que detonaram a polêmica mostravam uma menina, que estava acompanhada da mãe, interagindo com o homem.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pronto. A “arte” agora pode ficar à vontade e botar pra quebrar. Vai ter sexo oral com gozada na cara de criancinhas. Que lindo. Vamos desconstruir gente!

    Curtir

  2. Alexandre moura de lima

    Era tudo que esse pedófilos queria, privacidade.os artista da globo vai levar seus filhos.a Fernanda Montenegro vai tá lá com seus netos pra eles tô nas partes íntimas dos pedófilos.

    Curtir

  3. Mais uma decisão que mostra como o Brasil está totalmente sem comando e um país em decadência total e constante. Será que é possível termos uma boa notícia neste país cada vez mais asqueroso? Uma só! Todos os dias somos bomardeados com tristeza. Precisamos de ordem, muita ordem e pulso muito firme, por isso os brasileiros de bem estão totalmente com Bolsonaro em 2018.

    Curtir

  4. Antônio de Oliveira Marques

    Qualquer viciado em pedofilia se apresentaria para a “performance” de ficar nu e ser tocado por aquela criança, levada pela mãe.
    Performance é nominho de safadeza.

    Curtir