Hello Kitty, pasmem, não é uma gata, diz criadora Sanrio
Personagem criada há 40 anos é uma garota britânica do signo de escorpião
Uma das personagens mais conhecidas da cultura pop japonesa não é o que parece ser. Hello Kitty, criada em 1974 pela marca Sanrio, não é uma gata, revelou a empresa. Apesar do bigode, das orelhas e do nome (“kitty” é um termo equivalente a “gatinho”, em inglês), Hello Kitty é definida pela Sanrio como uma garotinha britânica do signo de escorpião, segundo o jornal Los Angeles Times.
ENQUETE: Se Hello Kitty é uma menina, o que é o seu bigode?
A descoberta foi feita pela antropóloga Christine R. Yano, da Universidade do Havaí, que estuda há anos o fenômeno Hello Kitty. Escolhida como curadora de uma mostra comemorativa dos 40 anos da personagem no Japanese American National Museum, nos Estados Unidos, Christine começou a escrever os textos que acompanhariam os objetos da exposição, chamando Hello Kitty de gata – e logo foi corrigida pela Sanrio. “Ela é uma caricatura. É uma garotinha, uma amiga. Mas não uma gata. Ela anda e senta como um ser bípede”, dizia o recado da marca.
Leia também: Sucesso bizarro de marketing, Hello Kitty lança (também) cerveja Mostra de Hello Kitty tem boneca de US$ 247 mil
A empresa deu outros detalhes sobre a biografia da personagem. Seu nome completo é Kitty White, ela é se escorpião e britânica, filha de George e Mary White. Ela tem uma irmã gêmea e mora nos arredores de Londres. Ironicamente, a Hello Kitty possui um gato de estimação, chamado Charmmy Kitty.