Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Claudia Leitte pode ter bens bloqueados por dívida com MinC

Cantora perdeu o prazo para devolver 1,2 milhão aos cofres públicos e terá processo encaminhado ao Tribunal de Contas da União, que poderá tomar a medida

Claudia Leitte perdeu o prazo para devolver aos cofres públicos 1,2 milhão de reais captados pela Lei Rouanet para uma turnê que teve a sua prestação de contas reprovada pelo Ministério da Cultura no ano passado. A produtora da cantora, CIEL, tinha até 7 de janeiro para fazer a devolução integral ou ao menos entregar a primeira parcela da dívida (que pode ser quitada em doze vezes). Sem uma resposta da cantora e de sua empresa, o MinC envia agora o processo para o Tribunal de Contas da União (TCU), que tomará as medidas legais necessárias para reaver o dinheiro. No horizonte, há até um eventual bloqueio de bens da artista.

O projeto de shows da cantora usou recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), mas teve as contas reprovadas em sua análise técnica, que apontaram a ausência de medidas de democratização do acesso à cultura. “Não foi comprovada a distribuição gratuita de ingressos a beneficiários, sendo que a proporção de 8,75% dos ingressos deveriam ter sido distribuídos gratuitamente; os borderôs dos shows realizados em Picos/PI e em Ponta-Porã/MS indicam que os ingressos foram comercializados em valores acima do que foi pactuado; não foram encaminhados borderôs referentes ao show realizado em Cuiabá/MT”, informou a assessoria do ministério à reportagem de VEJA.

O último recurso da artista foi negado em 7 de dezembro. A contar desta data, a produtora CIEL tinha o prazo de trinta dias para efetuar o pagamento devido ou negociar o parcelamento da dívida de 1.274.129,88 de reais (com correção monetária), mas, segundo o ministério, “a proponente não atuou no período”. O MinC afirma em nota, nesta quarta-feira, ter feito contatos com a empresa por e-mail e telefone, e mesmo assim não ter recebido nenhuma manifestação do outro lado.

Com o sumiço da artista e de sua empresa, o ministério vai repassar o processo da instância administrativa para a instância jurídica. “Como não houve manifestação do proponente dentro do prazo informado, o processo foi encaminhado aos trâmites relativos à instauração da Tomada de Contas Especial (TCE), que deve ser instaurada em até 180 dias”, informa o MinC. Outra sanção que a cantora deve sofrer é a inscrição no Cadin, um banco de dados que contém os nomes das pessoas físicas e jurídicas devedores da União, o que impossibilita a captação de novos recursos através da Lei Rouanet.

A assessoria da cantora disse à reportagem de VEJA que não se manifestaria sobre o assunto.

A história

A cantora Claudia Leitte teve rejeitada a prestação de contas de um projeto de shows pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que havia sido autorizado a captar recursos via Lei Rouanet. A jurada do reality show The Voice Brasil, da Globo, pediu autorização para captar 6,5 milhões de reais para doze shows em 2013, e recebeu aval para 5,88 milhões de reais, dos quais captou o valor agora cobrado – mais exatamente, o Ministério da Cultura (MinC) pede de volta 1,27 milhão de reais para ao Fundo Nacional da Cultura.

Os shows aconteceram entre maio e julho de 2013 em doze capitais: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Teresina (PI), João Pessoa (PB), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Brasília (DF).

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Manuel Antonio Fialho

    o que tem que acabar é essa indecencia chamada lei Raunet

    Curtir

  2. roney rodrigues

    é uma vergonha!!!!! além de ser uma péssima cantora….

    Curtir

  3. Norma Suely Souza Castilho

    Alguém sabe me dizer o que exatamente essa senhora faz além de pegar dinheiro público e não pagar!!!

    Curtir

  4. Agnaldo Jesus

    Gostaria de saber que tipo de arte essa senhora promove ao país!

    Curtir

  5. Michel Santos

    Já passou da hora dessa lei rouanet acabar.

    Curtir

  6. Lucivan Mendes Barros

    Ela, conhece bem a justiça brasileira.

    Curtir

  7. o que o pessoal acha da musica dela?Nao canta porcaria nenhuma

    Curtir

  8. Claudio Daga

    Estes shows foram gratuitos?
    Ela pediu 6,5 milhões, mas uma junta de astrólogos deduziu que o valor certo seria 5,88 milhoes?
    A cantora não conseguiu apresentar gastos para seus 5,88 e por isso precisa devolver a diferença?
    Se os astrólogos do MinC determinaram um valor, como ela pode gastar menos??
    Essa cantora, apesar do talento, é ainda desconhecida ( sem público e sem patrocinadores)e precisa de dinheiro público (alguns milhões) para dar um impulso em sua carreira?

    Curtir

  9. Napoleao Gomes

    Estão demorando pra botar essa baiana pilantra atras das grades! Ôh baianinha malandra!!!

    Curtir