Clique e assine a partir de 9,90/mês

‘A Força do Querer’: encontro de Ivana com transgênero começa mal

Tarso Brant, uma ex-patricinha de MG, vai entrar em ‘A Força do Querer’ como Tereza, nome de batismo, e servir de espelho, modelo e guia à filha de Joyce

Por Da redação - Atualizado em 1 Aug 2017, 14h23 - Publicado em 27 Jul 2017, 13h08

A virada de Ivana, iniciada no capítulo da última terça-feira de A Força do Querer, quando a personagem de Carol Duarte teve a sua primeira experiência sexual e, ao perceber que forçou algum limite pessoal ainda não capaz de enxergar, terminou o namoro com Claudio (Gabriel Stauffer), terá continuidade nesta quinta. É quando vai ao ar o capítulo 100 – número considerado fundamental a todas as novelas – da trama de Gloria Perez na Globo.

Depois de sair de casa sem malas, deixando apreensiva a mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido), já que a princípio ela iria ao aeroporto para encontrar Claudio e embarcar com ele rumo a uma temporada nos Estados Unidos, Ivana segue, desorientada, para um bar. Lá, se depara com a amiga Anita (Lua Blanco), que está acompanhada de um amigo, o transgênero real Tarso Brant, em sua estreia como ator. O primeiro contato entre eles é péssimo: Tarso é apresentado como Tereza, nome que na vida real aposentou há alguns anos, mas no folhetim ainda usará, e Ivana vai pensar, irritada, que é vítima de uma pegadinha.

Tereza, que é chamada de Tê por Anita, logo vai se explicar, acalmando e atraindo Ivana para si. Ele vai contar a sua história e, a partir daí, vai servir não apenas de espelho, mas também de guia para a personagem de Carol Duarte, que iniciará sua transição para o gênero masculino.

“Quem é que bota o nome de um menino de Tereza?”, pergunta Ivana, ainda sem entender, quando Tê diz que resolveu manter o nome que os pais lhe deram ao nascer. “Eu nasci num corpo de menina. Só que eu não era uma menina!”, explica Brant.

Continua após a publicidade
Anita (Lua Blanco) e Tereza ou Tê (Tarso) Brant na cena de estreia do transgênero em ‘A Força do Querer’ Reprodução/TV Globo

Como Ivana segue desnorteada, Anita intercede. “Ele é um trans. Nasceu no corpo errado! Nunca tinha ouvido falar nele não? Procura na internet. Tereza Brant. Tem a história dele toda lá! Mostra para ela, Tê!” Tereza então vai mostrar uma foto sua criança, o que deixará Ivana perplexa, e contar como se sentia antes de fazer a transição. Ivana vai se identificar de cara, especialmente quando Tarso falar sobre a rejeição aos próprios seios. “Conta mais!”, vai pedir, antes de ir para casa e passar a noite na internet, pesquisando sobre transgêneros e transexualidade.

Para os próximos capítulos, é previsto que Ivana corte o cabelo – que ela leva sempre preso num coque mal feito – bem curtinho e comece a tomar hormônios escondida da família.

Publicidade