Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

5 detalhes de ‘Animais Fantásticos 2’ que se cruzam com ‘Harry Potter’

Confira pontos de encontro interessantes entre a saga do bruxo adolescente e o novo filme da franquia, 'Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald'

Melhor do que dar continuidade a uma grande história, é rever sua origem, cavando segredos do passado, e oferecendo aos fãs detalhes saborosos do todo. É o que tem feito J.K. Rowling com seu grande hit da literatura e do cinema, Harry Potter, e a nova franquia Animais Fantásticos, que estreou seu segundo filme nesta quinta-feira, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. A trama se passa setenta anos antes dos acontecimentos da saga do bruxo adolescente. Não é preciso ter assistido aos oito filmes da franquia Harry Potter para entender a nova história. Algumas passagens, no entanto, ficam mais saborosas para quem tem um conhecimento prévio da saga anterior.

Para refrescar a memória, VEJA selecionou cinco detalhes de Harry Potter que vão deixar mais interessante sua experiência em Crimes de Grindelwald. Confira

 

Família de Dumbledore

Dumbledore durante cena do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix Michael Gambon como Alvo Dumbledore em ‘Harry Potter’

Michael Gambon como Alvo Dumbledore em ‘Harry Potter’ (Warner Bros./Divulgação/VEJA)

Harry Potter conhece Dumbledore como o solitário diretor do colégio Hogwarts. Apenas no último filme da franquia do bruxo adolescente, é revelado que o diretor teve uma família — que dá as caras em Animais Fantásticos em momentos no mínimo relevantes. Para relembrar, quando criança, Dumbledore vivia no vilarejo mágico Godric’s Hollow com seu irmão, Aberforth, irmã, Ariana, e a mãe, Kendra. Seu pai, Percival, foi condenado à prisão perpétua por matar três meninos trouxas, que torturaram Ariana no passado. O ataque deixou a menina com sequelas, reclusa dentro de casa, enquanto os irmãos frequentavam a escola de bruxaria.   


Dumbledore e Grindelwald

Jude Law interpreta Dumbledore, enquanto Johnny Depp dá vida ao bruxo Grindewald em ‘Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald’

Jude Law interpreta Dumbledore, enquanto Johnny Depp dá vida ao bruxo Grindewald em ‘Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald’ (Reprodução/Warner Bros)

A morte de Dumbledore chama a atenção de toda a comunidade bruxa no universo de Harry Potter. Na trama, a jornalista Rita Skeeter aproveita o calor do assunto para publicar a biografia A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore, que conta a relação entre o diretor e o bruxo das trevas Grindelwald. Ambos se conhecem no verão seguinte ao ano de formatura de Dumbledore em Hogwarts. Apesar de ter um futuro brilhante pela frente, Dumbledore é obrigado a voltar para Godric’s Hollow para cuidar de seus irmãos quando a mãe morre. Na mesma época, Grindelwald passa um período com sua tia-avó no mesmo vilarejo. Ambos logo se tornam muito amigos — e, alguns dizem, bem mais do que isso. Alvo foi o primeiro a ser seduzido pelo plano de Grindelwald de subjugar a comunidade trouxa. A amizade ia bem, até o assassinato de Ariana durante uma discussão entre Alvo, Aberforth e Grindelwald. A partir de então, os amigos seguiram caminhos separados, e os livros de Harry Potter não contam o que Grindelwald fez neste meio tempo. O período fica a cargo da nova franquia.


Relíquias da Morte

Símbolo das Relíquias da Morte: o triângulo representa a Capa da Invisibilidade; o círculo, a Pedra da Ressurreição; e a reta a Varinha das Varinhas

Símbolo das Relíquias da Morte: o triângulo representa a Capa da Invisibilidade; o círculo, a Pedra da Ressurreição; e a reta a Varinha das Varinhas (//Divulgação)

As Relíquias da Morte — que dão nome ao último livro da saga Harry Potter — são três objetos que tornam o dono, supostamente, imortal: a Varinha das Varinhas, imbatível em combate; a Pedra da Ressurreição, que, como o nome diz, é capaz de trazer os mortos de volta a vida, e a Capa da Invisibilidade, que torna seu usuário indetectável. Antes de Dumbledore, Grindelwald foi o mestre da Varinha das Varinhas, no período retratado em Animais Fantásticos

 

Pedra Filosofal e Nicolau Flamel

Brontis Jodorowsky como Nicolau Flamel. O personagem foi apenas citado em ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’

Brontis Jodorowsky como Nicolau Flamel. O personagem foi apenas citado em ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ (YouTube/Reprodução)

No primeiro filme da saga Harry Potter, o bruxo das trevas Lorde Voldemort busca a Pedra Filosofal, capaz de produzir o elixir da vida, que torna quem o bebe imortal. O objeto foi forjado pelo alquimista Nicolau Flamel, que faz uma ponta em Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald, como um grande amigo de Alvo Dubledore. Flamel vive na França e, na época do filme, tem cerca de 600 anos.


Nagini

 (Divulgação/Warner Bros)

Nagini apareceu, pela primeira vez, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, como a cobra de estimação de Lorde Voldemort. Ela conheceu o lorde das trevas em uma floresta na Albânia, e cometeu diversas atrocidades ao seu lado, como o assassinato de Severo Snape e Caridade Burbage. Mas, antes, Nagini era uma mulher, que aparece em Animais Fantásticos como atração de um circo mágico, amaldiçoada a se transformar em cobra até, eventualmente, não conseguir mais voltar a sua forma humana.