Clique e assine a partir de 9,90/mês

VEJA.com e AppProva oferecem simulado gratuito para exame da OAB

Depois de realizar o teste on-line, o candidato receberá um relatório detalhando seus pontos fracos e fortes. Primeira fase do exame será no dia 15 de março

Por Bianca Bibiano - 7 fev 2015, 13h45

Uma parceria entre o site de VEJA e a startup AppProva vai oferecer este ano uma ferramenta para aumentar as chances dos candidatos que prestarem o Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Durante as semanas que antecedem as três edições da prova em 2015, os estudantes poderão fazer simulados on-line desenvolvidos pela equipe do AppProva. Após a conclusão do teste, cada aluno recebe um relatório destacando seus erros e acertos.

“O Exame de Ordem é, historicamente, muito difícil. Com a ajuda dos simulados, o candidato pode traçar um programa de estudos para recuperar suas deficiências antes da prova”, diz João Guerra, advogado e líder do AppProva Jurídico.

Cerca de 350.000 pessoas com diploma de bacharel em direito encaram o desafio de fazer o Exame de Ordem da OAB todos os anos. Poucos candidatos, entretanto, são bem sucedidos. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela organização da prova, a média de aprovação é de apenas 17,5% – na última edição do exame, somente 21.076 dos 126.526 inscritos conseguiram o certificado. Ou seja, oito em cada dez concorrentes permanecem impedidos de exercer a advocacia no Brasil, mesmo após a conclusão da faculdade.

Temas mais comuns no Exame de Ordem da OAB

  1. 1. Estatuto da Advocacia

    2. Organização dos Poderes

    3. Código Tributário Nacional

    4. Processo de Conhecimento

    5. Poder Legislativo

    6. Controle de Constitucionalidade

    7. Sucessões

    8. Recursos

    Continua após a publicidade

    9. Regulamento da OAB

    10. Teoria Geral do Delito

Fonte: AppProva

A pedido do site de VEJA, o AppProva fez um levantamento que revela quais os temas mais comuns na prova e quais oferecem mais desafio aos participantes. O Estatuto da Advocacia foi o assunto que apareceu no maior número de questões ao longo das últimas onze edições do Exame de Ordem, seguido de Organização dos Poderes (confira os dez temas na tabela ao lado).

Já o conteúdo com maior taxa de erro é Sociedades Personificadas: 70% das pessoas que fizeram a prova erraram questões relacionadas a esse tema. Em seguida aparecem Serviços Públicos e Processos de Execução, respectivamente com 68% e 67% de taxa de erro.

Leia também:

Exame da OAB: inscrições para primeira edição de 2015 abrem nesta sexta

OAB publica edital que prevê reaproveitamento da nota da 1ª fase do Exame da Ordem

Criado em 2012, o AppProva é responsável pelo simulado do Enem, que já ajudou mais de 600.000 jovens, via aplicativo de Facebook, a se preparar para o exame federal. Este ano, a startup vai oferecer três edições do simulado da OAB. A primeira estará disponível entre os dias 21 de fevereiro e 2 de março.

Como participar – Para fazer o simulado da OAB, o participante precisa conectar-se ao site do AppProva utilizando uma conta do Facebook ou Google+. Assim como na primeira etapa da OAB, cada pessoa terá cinco horas para responder a 80 questões de múltipla escolha. O teste pode ser feito a qualquer horário, mas não é possível interromper e retomar o teste, por isso, é importante reservar tempo suficiente para completar a prova no tempo limite.

Clique aqui para se inscrever

Após o fim do prazo para a realização do simulado, o candidato receberá um relatório de respostas divididas por conteúdo e também terá acesso à média dos demais participantes de todo o país.

Simulado Enem – Além das provas para a preparação de candidatos a OAB, a parceria de VEJA.com e AppProva também vai oferecer novas rodadas do simulado on-line do Enem. Os simulados serão feitos nos meses de abril, junho, agosto e setembro. Mais informações serão divulgadas em breve.

Calendário OAB
Calendário OAB VEJA
Continua após a publicidade
Publicidade