Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

USP avança em ranking internacional e é 139ª colocada

Universidade paulista sobe 30 posições e lidera na América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) avançou trinta posições e figura em 139º lugar no ranking da QS World Universities, organização que avalia o desempenho de 700 instituições de ensino. A USP é a líder entre universidades latino-americanas; a segunda colocada na região, a Universidad Nacional Autónoma de México, aparece no 149º lugar.

Leia também:

USP é a 15ª melhor universidade em conteúdo na web

USP mantém posto de melhor universidade da América Latina

USP está entre 70 universidades com melhor reputação do mundo

Mais duas universidades brasileiras estão na lista: Unicamp (228ª posição) e UFRJ (333ª). Pela primeira vez, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) é o primeiro colocado do ranking geral, à frente de ex-campeões como Cambridge e Harvard, que ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

Para o ranking, foram consultados mais de 46.000 professores e 25.000 instituições. São levados em consideração critérios como reputação acadêmica (40%), reputação do empregador (10%), corpo docente por proporção de alunos (20%), citações por faculdade (20%), corpo docente internacional (5%) e estudantes internacionais (5%).

“Com universidades do Brasil, México e Chile atualmente entre as 200 melhores colocadas, o ranking sinaliza que a América Latina é uma das regiões mais dinâmicas”, afirma Ben Sowter, coordenador de pesquisa da QS.

Setenta e dois países têm instituições entre as 700 melhores do mundo, um recorde, segundo a organização. Entre as cem primeiras colocadas, aproximadamente 10% possuem mais estudantes internacionais do que em 2011. “A aceleração inédita de recrutamento internacional é reflexo da busca global por talentos”, diz Sowter.

De acordo com o coordenador, neste ano, mais de 120.000 estudantes internacionais foram admitidos por 500 universidades. Isso sugere que o número total de jovens que estudam fora de seus países já ultrapassa a casa dos 4 milhões.

(Com Agência Estado)

Leia também:

USP é a 15ª melhor universidade em conteúdo na web

USP mantém posto de melhor universidade da América Latina

USP está entre 70 universidades com melhor reputação do mundo