Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Um terço dos universitários mora em uma cidade e estuda em outra

Dado é do relatório Educação e Deslocamento, do Censo 2010 do IBGE

Dados do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que 29,2% dos universitários brasileiros moram um uma cidade, mas estudam em outra. O índice chega a 32,6% entre as pessoas que realizam cursos de especialização, mestrado ou doutorado.

Leia também:

Um terço dos brasileiros com curso superior volta à universidade depois dos 40

A cada 100 jovens, 36 abandonam a escola antes de concluir o ensino médio

deslocamento dos estudantes deslocamento dos estudantes

deslocamento dos estudantes (/)

O estudo mostra que, à medida em que cresce o nível de escolaridade do indivíduo, aumenta também o seu deslocamento em busca de cursos especializados. Nos níveis educacionais mais básicos, os cursos tendem a ser realizados próximos ao local de residência. Assim, apenas 2% das crianças matriculadas em creches e 2,1% das que cursam a pré-escola ou classes de alfabetização se deslocam.

Quando são considerados todos os níveis de instrução, 7,1% da população urbana e 7,6% da rural se desloca para estudar em outro município. Entre os mais pobres, o percentual é substancialmente menor do que o verificado entre aqueles que ganham mais. Apenas 2% da população urbana que recebe até um quarto de salário mínimo por pessoa sai diariamente de sua cidade para estudar. No caso da população rural, o índice é de 5,25%. Para grupos com rendimentos acima de cinco salários mínimos por pessoa, os percentuais se elevam para 15,7% na situação urbana e 32,8% no meio rural.

De acordo com o IBGE, as regiões Sul e Sudeste e os estados de Goiás, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte apresentam os percentuais mais elevados de deslocamento para estudo.

Leia também:

Um terço dos brasileiros com curso superior volta a universidade depois dos 40

A cada 100 jovens, 36 abandonam a escola antes de concluir o ensino médio