Tema da redação da Fuvest este ano foi ‘perdão’
Candidatos terão nesta segunda-feira a segunda fase da disputa do vestibular para ingressar na USP
A Fundação Universitária para o Vestibular, Fuvest, teve neste domingo seu primeiro dia da etapa do processo seletivo para o ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram aplicadas provas em 680 salas, de 36 escolas, em 22 cidades.
O segundo e último dia dessa etapa da Fuvest será nesta segunda-feira, dia 15. Os portões serão abertos ao meio-dia, com fechamento às 13h, horário do início da prova.
Os candidatos que disputam vaga na USP tiveram hoje de responder a uma prova com dez questões discursivas de Língua Portuguesa, com interpretações de textos, literatura e gramática.
Além das questões discursivas, os candidatos tiveram de escolher duas propostas de redação. As duas propostas estavam relacionadas ao tema do perdão.
Uma das propostas de redação era dissertativa-argumentativa, na qual o candidato teria de abordar o tema “O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado”. A outra proposta era uma carta a uma personagem hipotética que o tivesse acusado falsamente da prática de um ato moralmente reprovável, em que explicaria por que concederia o perdão.
O vestibulando recebeu seis textos de apoio para a redação. “Súplica de oficial nazista provoca reflexão sobre limites do perdão”, de Juliana de Albuquerque; “Tudo é Rio”, de Carla Madeira; a poesia Mar Novo, de Sophia de Mello Breyner Andresen; a foto “Cessar-fogo em Gaza permite o regresso à casa”, de Abdel Kareem Hana-AP; a música “Tá Perdoado”, de Arlindo Cruz; e um trecho de Iaiá Garcia, de Machado de Assis.
O número que pode azedar o sonho eleitoral de Lula em 2026
Risco de interferência de Trump no Brasil existe, mas não da maneira óbvia, diz especialista
Em decisão sigilosa, PGR arquiva investigação sobre segredos de Lula e Janja no Planalto
O novo (e doloroso) revés contra Wagner Moura rumo ao Oscar
Após Trump ameaçar invasão, Sheinbaum rebate e pede ‘coordenação’ México-EUA







