Clique e assine com até 92% de desconto

Site usa nota do Enem para ajudar a escolher a faculdade

A ferramenta leva em conta as notas de corte do Sisu e, neste ano, os candidatos poderão comparar as edições 2014 e 2015 do programa

Por Da Redação 12 jan 2016, 13h14

Cerca de 5,7 milhões de candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acessaram suas notas nesta sexta-feira (8). O próximo passo, para a maioria dos estudantes, é verificar quais universidades e cursos disponibilizam vagas compatíveis com a nota recebida. Pensando nisso, o Simulador de Nota de Corte disponibiliza gratuitamente um comparativo que ajuda candidatos a planejarem suas inscrições.

Leia também:

Inscrições para o Sisu começam nesta segunda-feira

Notas do Enem 2015 são divulgadas pelo MEC

A ferramenta, do portal Ecaderno, considera a nota obtida pelos estudante no Enem e indica as instituições de ensino o aprovariam de acordo com a média obtida. O processo leva em conta as notas de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e, neste ano, a novidade é que os candidatos poderão comparar as edições 2014 e 2015 do programa, o que permite a criação de um panorama do que deve ocorrer no Sisu 2016. Vale lembrar que, por ser um simulador, o resultado da pesquisa não garante a vaga, ele só ajuda o candidato a se programar na hora das inscrições.

Continua após a publicidade

Para consultar o simulador, o participante do Enem deve fazer um cadastro gratuito e, em seguida, informar as notas obtidas nas quatro provas objetivas (linguagens, ciência da natureza, ciências humanas e matemática) e na redação. Além disso, deve escolher se vai concorrer a vagas pelo sistema de cotas ou ampla concorrência. É possível ainda filtrar o resultado por cidade, curso e turno de aulas. Clique aqui para usar o simulador.

Nota de corte – A nota de corte é calculada de acordo com a quantidade de vagas disponíveis pela instituição e com o número de alunos inscritos. Ela é conhecida após o primeiro dia de inscrições do Sisu, mas se altera a cada dia conforme muda o número de alunos inscritos no curso.

Sendo assim, não é possível prever a nota de corte de um curso antes de o Sisu começar. No entanto, fazer as análises através de comparações com anos anteriores pode aumentar as chances de acerto no momento da escolha.

Notas do Enem – De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o desempenho de matemática foi o destaque no Enem 2015. A nota máxima desta área de conhecimento foi 1 008,3, a maior já registrada. O desempenho mínimo foi de 280,2 pontos. A prova de ciências da natureza registrou nota máxima de 875,2 e mínima de 334,3 pontos, enquanto em ciências humanas a pontuação máxima foi de 850,6 e a mínima de 314,3. Em linguagens e códigos a nota mais alta registrada em 2015 foi 825,8 e a mais baixa 302,6.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade