Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sisutec: MEC anuncia 289.341 vagas em cursos técnicos

Inscrições podem ser feitas entre segunda e sexta-feira da próxima semana

Leia também:

Manual do Candidato do Enem: o que fazer na inscrição, na prova e na matrícula Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você Temas de atualidades que podem cair no Enem e vestibulares 2014/15 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem TRI: como é calculada a nota do Enem

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira a abertura de 289.341 vagas em cursos cadastrados no Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec). As inscrições podem ser feitas entre segunda e sexta-feira da próxima semana pelo site do programa.

Para participar, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013. A nota mínima para conseguir uma vaga depende do curso escolhido pelo participante.

Do total de vagas, 85% serão reservadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em unidades privadas. Os demais inscritos concorrerão a 15% das vagas na modalidade de ampla concorrência.

Leia também:

Seis formas de usar a nota do Enem

Só 6% dos jovens brasileiros fazem curso profissionalizante

Brasil precisa de mais cursos técnicos

A maior parte das oportunidades – 247.888 – é oferecida por instituições privadas. Na instituições federais, municipais e estaduais, são 10.457 vagas. O restante é disponibilizado pelo sistema S (Senai e Senac). Mesmo na rede privada, os cursos são gratuitos para os estudantes.

De acordo com o ministro da Educação Henrique Paim, o Sisutec faz parte do projeto do governo federal de ampliar o número de profissionais com formação em nível técnico. “O Sisutec ajuda o país a formar profissionais onde temos demanda, como nas áreas tecnológicas, agrárias e de saúde, que carecem de mão de obra qualificada.”

A matrícula dos aprovados na primeira chamada deverá ser realizada entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. No dia 5 de agosto, o MEC vai liberar a segunda chamada de aprovados.

No primeiro semestre, o programa recebeu 1.016.211 inscrições de 527.730 candidatos – cada pessoa pode fazer até duas opções de curso. A expectativa do MEC é que a procura para o segundo semestre seja semelhante.