Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Reta final do Enem: o que e como estudar na última hora

Especialistas aconselham a investir em redação e resolução de provas antigas para treinar leitura e administração do tempo gasto em cada questão

CURSO DE REDAÇÃO DO ENEM: CONFIRA JÁ!

Em menos de um mês, mais de 5,7 milhões de brasileiros realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, teste que desde 2009 tornou-se um importante passaporte para universidades federais e estaduais pelo Brasil afora. Para garantir um bom resultado nos dias 3 e 4 de novembro, a orientação dos professores é clara: aproveite as últimas semanas para refazer as provas de anos anteriores e dedique-se a treinar a redação. Ao contrário do que muitos acreditam, a reta final é o momento de rever o que já foi aprendido, não de investir em novos conteúdos.

Leia também:

Confira o manual do candidato do Enem 2012

Estão abertas as inscrições ao simulado VEJA/Anlgo do Enem 2012. Participe!

Lembre-se que as habilidades mais exigidas dos estudantes no Enem não estão ligadas a nenhuma disciplina específica, mas auxiliam em todas as áreas do conhecimento: leitura e interpretação. Não raro, o próprio enunciado já traz a resolução da questão. Mesmo em matemática, o estudante é avaliado pela capacidade de compreender gráficos e tabelas. Dedicar-se a apurar o conhecimento na leitura de elementos textuais e não textuais, portanto, é uma boa providência. Além disso, saber exatamente o que a questão pede é o primeiro passo para uma boa prova. “Muitas vezes, o aluno lê o texto de apoio mas não se detém no que o enunciado pede”, alerta Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo. “Assim, acaba não respondendo o que o examinador quer saber.”

Relógio – Por trazer muitos textos, gráficos e tabelas, o Enem é uma prova longa. O que torna imprescindível administrar o tempo gasto em cada questão. No primeiro dia, o exame terá 4h30 de duração e o candidato terá de resolver 90 questões. No segundo dia, serão 5h30 para mais 90 questões e uma redação. Isso significa uma média de 3 minutos para cada item. Para se adaptar ao cronômetro, não há segredo: é preciso treino. Os especialistas orientam a realizar as provas dos anos anteriores – preferencialmente as de 2009, 2010 e 2011, que obedecem ao novo modelo do Enem. Os simulados oferecidos por escolas e cursinhos também são ótimos treinamentos. Nos dias 20 e 21 de outubro, o site de VEJA e o Anglo Vestibulares realizam o simulado online Enem 2012. As inscrições são gratuitas. Aproveite a oportunidade.

A seguir, confira as principais orientações de estudos de professores de quatro cursinhos paulistas* reunidas pelo site de VEJA. E boa prova!

*Colaboraram Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo Vestibulares; Célio Tasinafo, coordenador da Oficina do Estudante, Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo; e Roseli Braff, supervisora de língua portuguesa do Sistema COC de Ensino.

Confira gabaritos e resoluções das últimas provas do Enem:

2010

2011 – 1º dia

2011 – 2º dia

Saiba mais sobre o Enem:

Confira o manual do candidato

Redação do Enem pede aluno engajado

Saiba como é calculada a nota do Enem

Nove temas da atualidade que podem cair na prova

Raio-x: os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores

Conheça as características das provas:

Orientações gerais para uma boa prova

História

Geografia

Humanidades

Inglês

Português

Matemática

Física

Química

Biologia

Assista a mais vídeos aqui