Redação do Enem, parte 3: como argumentar
Na produção do texto, utilize suas próprias ideias, não copie passagens de outros e privilegie explicações que tenham potencial de apelo e convencimento
A capacidade de argumentar é uma competência avaliada pela redação do Enem. Mesmo que o estudante demonstre um português corretíssimo e não fuja da proposta dada, é fundamental que ele defenda no texto sua opinião, seu ponto de vista. Os argumentos são os grandes responsáveis por estruturar a redação e fornecer aos corretores elementos para avaliá-la. Podem, dessa forma, sustentar ou arruinar uma nota.
Os capítulos do Microcurso de redação do Enem:
– segunda-feira: domínio do idioma
– terça-feira: adequação ao tema proposto
– quinta-feira: como apresentar propostas
– sexta-feira: redações nota 10 comentadas
“Para uma boa argumentação, é fundamental que o estudante tenha um bom repertório”, diz professora Eclícia Pereira, coordenadora de redação do Cursinho da Poli. “Esse repertório, por sua vez, é formado pelo conhecimento e pelas experiências que o estudante acumula durante a vida.”
Não há técnicas infalíveis para a construção de um bom repertório. Ele é cumulativo e deve ser enriquecido dia a dia, com leituras sobre o maior número de assuntos possíveis e também experiências individuais. Some-se a isso capacidade de observação e reflexão.
Os professores ouvidos por VEJA oferecem ainda três orientações aos estudantes para a tarefa de argumentar na prova de redação: apresente ideias próprias, não ignore opiniões contrárias e escolha explicações que tenham maior potencial de apelo e convencimento.
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