Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Para Anglo, questão de matemática admite 2 respostas

Ao menos uma questão do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 deve ganhar repercussão nesta segunda-feira. Para Thiago Dutra, professor de matemática do Anglo Vestibulares, o enunciado de número 165 da prova azul (154 na prova amarela, 142 na cinza e 161 na rosa; confira abaixo) admite “pelo menos duas respostas”. Não é possível, portanto, indicar uma única solução correta para a questão.

“Segundo esse enunciado de geometria espacial, o menino João propõe a um colega que se faça um caminho no meio de uma pirâmide. Só que há uma imprecisão no enunciado, que não diz de que tipo de pirâmide se trata, se regular ou uma pirâmide cujo vértice cai sobre o centro da base”, diz Dutra em vídeo gravado para o site de VEJA (abaixo). “Das alternativas apresentadas pela prova, pelo menos duas eram corretas. E, fora das alternativas listadas, existem outras que também são possíveis. Isso talvez tenha prejudicado um bom aluno, porque ele perdeu tempo fazendo a questão e essa perda pode refletir no desempenho geral.”

Entre os possíveis destinos para a questão da prova de matemática, está a anulação. O gabarito oficial do Enem 2012 só será divulgado na quarta-feira.