Clique e assine com até 92% de desconto

MEC divulga notas mínimas e máximas do Enem 2011

Nenhum candidato obteve 100% de aproveitamento em qualquer uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas

Por Da Redação 22 dez 2011, 19h26

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta qunta-feira as notas mínimas e máximas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. De acordo com a pasta, nenhum candidato obteve 1.000 pontos em qualquer das áreas do conhecimento avaliadas. A área com notas mais altas foi matemática. Confira:

Ciências humanas

Nota mínima: 252,6

Nota máxima: 793,1

Ciências da natureza

Nota mínima: 265

Nota máxima: 867,2

Linguagens

Nota mínima: 301,2

Nota máxima: 795,5

Continua após a publicidade

Matemática

Nota mínima: 321,6

Nota máxima: 953

Após reclamações na redes sociais de estudantes insatisfeitos com a correção apresentada pelo MEC, a pasta divulgou nota afirmando que, de acordo com a Teoria da Resposta ao Item (TRI), não é possível comparar o número de acertos em uma área do conhecimento com o de outra. “Pela teoria, o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões afetam o resultado. Dessa forma, acertar 40 itens em uma área não significa, necessariamente, ter uma proficiência maior do que em outra, cujo número de acertos tenha sido 35. Além disso, por serem áreas do conhecimento distintas, não é possível fazer uma relação direta entre as escalas de proficiência”, diz o MEC em comunicado.

Na quarta-feira, foram divulgados os boletins de desempenho de todos os participantes do Enem 2011. A consulta, que inicialmente só seria liberada em 4 de janeiro, deve ser feita pela internet. Também na quarta-feira, o MEC anunciou que o SiSU, sistema que seleciona estudantes para universidades federais, vai oferecer 108.553 vagas em 95 instituições públicas no primeiro semestre de 2012. As inscrições começam no dia 7 de janeiro. As vagas ofertadas já podem ser consultadas.

Leia também:

MEC volta atrás e cancela testes de mais 500 participantes do Enem

Para MPF, vazamento do Enem começou em Brasília

Colégio que vazou questões do Enem fiscalizou pré-teste da avaliação federal em 2010

MEC sabe há mais de um mês que PF colheu depoimentos que confirmam vazamento maior no Enem 2011

Continua após a publicidade
Publicidade