Em ranking de universidades, Brasil lidera na América Latina, com USP na vanguarda
País demonstra excelência em áreas como Odontologia e Engenharia de Petróleo
O Brasil se destaca como líder no ensino superior na América Latina, com a Universidade de São Paulo (USP) à frente, de acordo com o QS World University Rankings by Subject 2025. A USP se sobressai como a principal instituição da região, com 54 disciplinas ranqueadas, incluindo a 9ª posição mundial em Engenharia de Petróleo e a 13ª em Odontologia.
O país demonstra excelência em áreas específicas como Odontologia, com três universidades entre as 50 melhores do mundo, e Engenharia de Petróleo, com duas instituições no Top 50 global. A USP lidera em Engenharia de Petróleo, alcançando a 9ª posição, a mais alta para uma universidade latino-americana.
A USP domina o cenário nacional com 44 disciplinas classificadas entre as 100 melhores do mundo, superando a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a segunda colocada no Brasil, que possui oito. Apesar da liderança regional, o relatório aponta que o Brasil enfrenta crescente competição internacional, especialmente da Ásia.
Números gerais
Em relação aos números gerais, o Brasil possui 380 entradas no ranking, envolvendo 31 universidades. Dessas entradas, 8% subiram, 49% caíram, 32% permaneceram estáveis e 43 foram ranqueadas pela primeira vez.
Outros países da América Latina também se destacam no ranking, como o Chile com 229 entradas, o México com 185 e a Colômbia com 161. No entanto, o Brasil lidera em número de entradas e posições de destaque.
Ben Sowter, Vice-Presidente Sênior da QS, ressalta que o Brasil continua a se destacar no ensino superior na América Latina, com universidades como a USP conquistando posições de destaque global. “No entanto, a crescente competição internacional, especialmente da Ásia, exige que as instituições brasileiras adotem estratégias eficazes para manter sua relevância no cenário global”, completa ele.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







