Alunos que estudam à distância são mais estressados, aponta pesquisa
Novo estudo sugere que ter aulas presenciais costuma deixar os jovens menos preocupados do que ter aulas virtuais
Um novo estudo realizado pela emissora NBC News e pela organização Challenge Success buscou comparar os alunos do ensino à distância com aqueles cujas aulas são presenciais ao menos uma vez por semana. Como resultado, os pesquisadores constataram que os primeiros costumam apresentar maiores níveis de estresse e preocupação.
O levantamento levou em conta as respostas de aproximadamente dez mil estudantes espalhados por doze escolas norte-americanas. Desses, metade afirmou ter sentido mais estresse na escola em 2020 do que nos anos anteriores.
Além disso, 84% dos alunos de ensino à distância alegou ter sentido exaustão, dor de cabeça e insônia durante o ano passado. A taxa foi de 78% para aqueles que tiveram apenas aulas presenciais.
De acordo com os pesquisadores, a maior preocupação constatada nesses jovens pode se dever ao simples fato de que ter aulas online é bastante desafiador. Não há conexão direta entre aluno e professor, não há colegas com os quais interagir, entre muitas outras diferenças. Em um ano como 2020, em que grande parte do planeta teve que ceder ao ensino à distância, estudos como este são de especial importância para compreender a forma como disseminamos e absorvemos conhecimento em tempos desafiadores.
Leia também:
- Melhor Microondas: 11 modelos para comprar em 2021.
- Escova Rotativa: 6 modelos para comprar em 2021.