Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Valdir Simão, da CGU, vai assumir o Ministério do Planejamento

Valdir Simão, atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), assumirá o Ministério do Planejamento no lugar de Nelson Barbosa, segundo comunicado distribuído no fim da tarde desta sexta-feira. Barbosa deixa o Planejamento para substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda.

Simão é auditor fiscal e servidor de carreira da Receita Federal há 27 anos. Antes de chegar à CGU, ele foi secretário-adjunto da Receita entre 2007 e 2008, secretário da Fazenda do Distrito Federal em 2011 e presidiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em duas ocasiões. A primeira, de 2005 a 2007, e depois, entre 2008 e 2010.

Entre fevereiro e dezembro do ano passado, Simão, que tem perfil técnico, foi secretário-executivo da Casa Civil. Nos sete meses anteriores, ele coordenou o gabinete digital da Presidência da República. O novo ministro do Planejamento foi ainda secretário-executivo do Ministério do Turismo, entre 2011 e 2013.

Simão é graduado em Direito, com especializações em gestão de arrecadação da seguridade social, Direito empresarial e em direção e gestão de sistemas de seguridade social. Segundo a CGU, ele tem ainda cursos nas áreas de Direito, gestão pública e privada, planejamento estratégico e inteligência e gerenciamento de crises.

Carlos Higino Ribeiro de Alencar, hoje secretário-executivo da Controladoria-Geral da União, assume interinamente o posto de ministro-chefe da CGU.

Leia mais:

Nelson Barbosa é o novo ministro da Fazenda

De saída, Levy diz que governo parece ter medo de reformas

(Da redação)