Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Economia da França cresce 0,5% e sai da recessão

Exportações impulsionaram o maior crescimento do PIB francês em dois anos

A economia da França apresentou uma alta de 0,5% no segundo trimestre deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (Insee). O resultado tira o país da recessão, que havia sido confirmada em junho após o PIB da França ter registrado queda por dois trimestres seguidos.

Leia também:

PIB da Itália tem contração abaixo do esperado

Indústria da zona do euro tem 1ª expansão em dois anos

A alta de 0,5% anunciada hoje representa o crescimento econômico mais significativo da França desde o primeiro trimestre de 2011. Em comunicado, o ministro de Economia francês Pierre Moscovici destacou que o desempenho “superou as previsões” dos analistas. O mercado previa um crescimento de apenas 0,2%.

Exportações – O bom resultado do PIB se explica principalmente por um aumento de 2% das exportações, frente ao retrocesso de 0,5% registrado no trimestre anterior. Também houve crescimento no consumo das famílias (0,4%) e das administrações públicas (0,5%). Além disso, os investimentos desaceleraram sua queda a 0,5%, após uma baixa de 1% entre janeiro e março deste mesmo ano.

Alemanha – Impulsionado pelo consumo interno e pelos gastos públicos, o PIB da Alemanha teve um crescimento de 0,7% no segundo trimestre, dentro das previsões dos analistas. O comércio exterior também contribuiu para o crescimento alemão no segundo trimestre, com as exportações avançando mais do que as importações.

(Com agência EFE)