Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar e Bovespa caem após feriado em São Paulo

Moeda americana registrou queda de 1,85% e índice de ações da B3 teve recuo de 0,2%, pressionada por blue chips, como Vale e Petrobras

Em um dia marcado por certa tranquilidade, o dólar registrou queda de 1,85%, em razão do cenário externo e após um feriado na véspera em São Paulo, que manteve o mercado de câmbio praticamente parado. A moeda americana fechou vendida a 3,7994 reais.

Como pano de fundo, permanecia a cena política local a poucos meses das eleições presidenciais de outubro e o imbróglio jurídico do fim de semana que envolveu a ordem de soltura – depois revogada pela Justiça – do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Banco Central brasileiro ofertou e vendeu integralmente 14 mil swaps tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem dos contratos que vencem em agosto, no total de US$ 14,023 bilhões.

O Ibovespa, por sua vez, fechou em leve queda, descolado do viés positivo em praças acionárias no exterior, com as ações blue chips (de empresas de grande porte, com boa reputação) entre as maiores pressões de baixa. O principal índice de ações da B3 caiu 0,2%, a 74.862 pontos.

O volume financeiro no pregão somou R$ 10,7 bilhões. No melhor momento, o Ibovespa subiu 1,18%, ajudado pelo cenário exterior favorável e ajustes ao movimento positivo de ADRs brasileiros (recibos de ações negociados nos EUA) na véspera, quando a B3 ficou fechada pelo feriado no Estado de São Paulo.

Entre os destaques está a Vale, que fechou com variação negativa de 1,61% e a Petrobras PN e ON, que recuaram 1,39% e 0,15%, respectivamente.