PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Coronavírus: venda de álcool em gel dispara e é 10 vezes maior que em 2019

Comparação é entre os meses de fevereiro de 2020 e do ano passado; higienização das mãos é uma das principais medidas para evitar contaminação

Por Larissa Quintino Atualizado em 3 mar 2020, 10h42 - Publicado em 3 mar 2020, 10h39

A preocupação com a epidemia global do novo coronavírus (Covid-19) fez disparar as vendas de álcool em gel em fevereiro. Segundo a Companhia Nacional de Álcool (CNA), dona de quatro fabricantes de álcool, as vendas cresceram dez vezes em fevereiro se comparado com o mesmo período do ano passado. A unidade mais vendida, o frasco de 400 gramas, vendeu mais de um milhão de unidades em fevereiro.

Atualmente, o álcool em gel para as mãos representa de 5% a 10% do faturamento da CNA, porém, com o aumento da demanda para o enfrentamento da doença, o produto pode aumentar sua participação para até 25% do faturamento.

Para dar conta da demanda, a companhia que controla as marcas Coperalcool, Zulu, Zumbi e Da Ilha, afirma que aumentará a produção, tendo subido em 10% o número de funcionários do segundo turno da fábrica. A expectativa da fabricante é que a procura pelo produto suba ainda mais devido aos dois casos da doença confirmados no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, há 433 outros casos suspeitos.

A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes para evitar a propagação da doença. Em entrevista a VEJA, o infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, Celso Granato, informou que a água com sabão segue como uma combinação eficaz para manter-se prevenido. “O ideal é lavar as mãos a cada duas ou três horas“, explicou o especialista. Caso a pessoa frequente algum local onde haja aglomerações (ônibus e metrô, por exemplo), a orientação é que a higienização seja feita imediatamente.

No caso do álcool em gel, o produto que mata de fato os vírus Sars-Cov 2019 é o modelo 70%. Preferencialmente, aquele desenvolvido para uso nas mãos. Os álcoois utilizados para limpeza geral não têm a mesma ação ou eficácia, apenas ressecam a parte exterior do vírus (e a pele das mãos).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.