ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Como resultado do PIB dos EUA e decisão do FED favorecem o real

Moeda tem valorização de 1,89% na semana em relação ao dólar e só perde para florim húngaro na lista de 24 moedas emergentes

Por Luisa Purchio Atualizado em 29 abr 2021, 13h05 - Publicado em 29 abr 2021, 12h50

Nesta quinta-feira, 29, o real tem um duplo motivo para comemorar. Em primeiro lugar, o PIB dos Estados Unidos divulgado hoje apontou um crescimento de 6,4% com a ampla vacinação da população e, em segundo, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, garantiu ontem que os estímulos econômicos se manterão no mesmo patamar mesmo com a forte recuperação do país.

Para o real, essa é uma excelente notícia e, em uma lista de 24 países emergentes, a moeda brasileira foi a segunda que mais se valorizou no acumulado da semana, atrás apenas do florim húngaro. A alta era de 1,89% no final da manhã desta quinta-feira, seguida por moedas como rúpia indiana, lira turca e rublo russo, que também se valorizavam mais de 1% no período.

A possível aprovação do pacote de 2,2 trilhões de dólares, proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden, também vem contribuindo com essa queda e desde o dia 12 de abril o dólar comercial vem caindo em relação ao real. “Os emergentes estão sendo beneficiados com as perspectivas de apreciação do minério, soja e petróleo por conta do crescimento econômico global e o Brasil voltou a ficar na mira dos investidores”, diz Thomás Gibertoni, economista da Portofino Investimentos. Na semana, a moeda brasileira também se beneficiou da aprovação do Orçamento de 2021.

 

Apesar das altas pontuais, vale lembrar que, no ano, a moeda do Brasil está desvalorizada em 0,63% e, entre os emergentes, só perde para a Rússia, Peru, Turquia e Argentina. Isso ocorre devido ao alto risco fiscal e político do país. Porém as altas de hoje são uma evidência que, se o cenário doméstico de incertezas políticas e fiscais melhorar, o real tem tudo para surfar no otimismo global e se valorizar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.