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Com hambúrgueres gourmet, vendas globais do McDonald’s sobem

As vendas nos restaurantes McDonald's nos EUA subiram 2,9% superando as expectativas dos analistas

Por Reuters 30 abr 2018, 12h54

O McDonald’s divulgou nesta segunda-feira resultados do primeiro trimestre que superaram as previsões dos analistas, ajudados pela força nos mercados internacionais e a opção de consumidores nos Estados Unidos por hambúrgueres mais caros. As ações da maior rede do mundo em receita subiam quase 5% na bolsa de Nova York, após as vendas globais pelo conceito mesmas lojas superarem as previsões de Wall Street, aumentando o lucro.

Um plano de recuperação de vários anos, lançado pelo presidente-executivo Steve Easterbrook há três anos, trouxe mudanças no menu, novas tecnologias para lojas e renovação de restaurantes para gerar mais tráfego.

  • Os hambúrgueres “gourmet” de alta margem, que oferecem ingredientes frescos e mais caros, custando 6 ou 7 dólares, ante opções mais baratas da rede, de 1 a 3 dólares, elevaram o valor médio dos gastos dos consumidores nos EUA.

    As vendas nos restaurantes McDonald’s nos EUA subiram 2,9% superando as expectativas dos analistas de 2,7% por cento, de acordo com a Thomson Reuters.

    O lucro líquido subiu para 1,38 bilhão de dólar, ou 1,72 dólar por ação, ante 1,21 bilhão de dólares, ou 1,47 dólar por ação, um ano antes.

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    As vendas globais nas lojas abertas há pelo menos 13 meses subiram 5,5%, superando facilmente uma estimativa média de 3,94 por cento e refletindo um aumento de 7,8% nos mercados internacionais mais maduros da empresa – Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido.

    “Isso mostra o poder da marca. Globalmente, os números foram excelentes”, disse Peter Saleh, analista da corretora BTIG. “Os resultados foram muito impressionantes, na verdade mais impressionantes do que esperávamos inicialmente.”

    Excluindo itens, a empresa lucrou 1,79 dólar por ação, superando a estimativa de 1,67 dólar. A receita global caiu 9% como resultado da refranchising – uma medida de redução de custos em que a empresa vende os estabelecimentos de propriedade do McDonald’s para um investidor franqueado e recebe apenas uma parte das vendas.

    A maneira como o resultado foi obtido diverge dos últimos trimestre, quando o McDonald’s e outras redes de fast food se concentraram em combater uns aos outros com cardápios no valor de um dólar, descontos em bebidas e itens de menu de tempo limitado à medida que os gastos dos consumidores desaceleraram.

     

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