Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Redes de fast food lideram lista de reclamações na Black Friday

Acompanhe em tempo real as principais novidades da data especial de ofertas no varejo

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 19h34 - Publicado em 29 nov 2019, 14h40

O comércio brasileiro se mobiliza neste 29 de novembro para mais uma edição da Black Friday, a aguardada sexta-feira de descontos que ganha dimensões cada vez maiores no país.

Com a expectativa de bater o recorde de vendas na década, diferentes varejistas prometem descontos imperdíveis ao longo do dia.

Siga em tempo real todas as boas oportunidades de compras e fuja da “Black Fraude“, com balanços e informações sobre os golpes que podem gerar dor de cabeça aos consumidores.

Siga ao vivo as novidades da Black Friday 2019:

19:24 – McDonald’s lidera ranking de reclamações durante o dia

Até às 19h, as empresas que mais receberam reclamações, segundo o site Reclame Aqui, foram o McDonald’s, o Burger King, a Méliuz e a Amercianas.com. No total, foram registradas 7415 protestos durante o dia. O principal motivo das queixas é a propaganda enganosa, com 32,54% do volume. Logo depois, aparecem os problemas na finalização da compra (11,41%), divergência de valores (8,14%), por conta das promoções antecipadas que algumas marcas proporcionaram, atraso na entrega aparece em quarto lugar, com 6,08% e em quinto lugar, estorno do valor pago (4,56%). Veja a lista completa:

  1. McDonalds – 357 reclamações
  2. Burger King – 330 reclamações
  3. Méliuz – 297 reclamações
  4. Americanas.com- Loja Online – 257 reclamações
  5. MercadoPago.com Representações – 185reclamações
  6. KaBuM! – 177 reclamações
  7. Carrefour – Loja online – 166 reclamações
  8. Magazine Luiza – Loja Online – 159 reclamações
  9. Casas Bahia – Loja Online – 157 reclamações
  10. Ame Digital – 142 reclamações

18:47 – Sexta, doce sexta: Marcas de chocolate também derrubam preços

A Kopenhagen e a Lindt oferecem preços especiais em seus chocolates nesta Black Friday. A Kopenhagen derrubou os preços do chocolate Língua de Gato entre 30% e 40% ─ a versão com recheio de avelã, por exemplo, caiu de 24,50 reais para 17,15 reais. A Lindt, por sua vez, cortou os preços das linhas Lindor, Excellence, Creation. 

Continua após a publicidade

18:05 – Boa viagem: Gol, Latam e Azul oferecem descontos para voos nacionais e internacionais

As principais companhias aéreas do país, Gol, Latam e Azul, divulgam em seus sites promoções de passagens aéreas com desconto nesta Black Friday. A Latam tem passagem de 92,69 reais de voos que saem de Belo Horizonte para São Paulo, enquanto a Azul oferece bilhetes por 2000 pontos. As tarifas mais baixas da Gol começam em 99,90 reais para cidades dentro do país, enquanto a passagem mais barata para fora é de 839 reais.


17:42 – Guerra dos hambúrgueres: Procon notifica McDonald’s e Burger King por sistema inoperante

As redes de lanchonetes Burger King e McDonald’s foram notificadas pelo Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do estado, em razão do aplicativo do Mercado Pago, que seria o meio de pagamento para ter acesso a promoção de lanches, estar inoperante. A publicidade veiculada pelos restaurantes informava que o consumidor só teria direito a oferta caso fosse realizada pelo aplicativo, porém as equipes de fiscalização verificaram que várias lojas das redes estavam com o sistema inoperante. Assim, o consumidor não consegue adquirir o lanche pelo valor promocional ofertado. As empresas deverão responder a um processo administrativo e podem ser multadas.


17:25 – Um brinde à Black Friday: sites derrubam preço de cervejas e uísques

Mercados e sites de compras ceifaram os preços de bebidas alcoólicas nesta sexta-feira, 29, em até metade do preço. No site do Pão de Açúcar, a cerveja Blue Moon de 355 ml sai por 7,99 reais, ante 15,99 reais normalmente. O pacote com 24 Stella Artois caiu de 102,48 reais para 93,60 reais. No Extra, o uísque Ballantines, de 750 ml, teve o preço derrubado de 65,90 reais para 49,90 reais. Já na Submarino, um pacote com os uísques da Johnnie Walker Blue, Green e Gold Label sai por 1337 reais.

Continua após a publicidade

17:00 – Loja online da Dolce Gusto tem fila de uma hora para comprar café

O e-commerce da Nescafe Dolce Gusto criou uma fila virtual para evitar que o site caia durante a promoção. A marca de bebidas em cápsulas vende caixas de café a 14,87 reais nessa sexta-feira. Pouco antes das 17h, haviam 14 mil pessoas na fila virtual para conseguir acessar a loja. Segundo a empresa, a espera chegava a cerca de uma hora.

Dolce Gusto
Fila da loja da Dolce Gusto chega a uma hora (Reprodução/Reprodução)


16:48 – Clientes lotam Burger King para comprar 3 sanduíches por R$ 5

Em busca de uma das promoções mais comentadas da Black Friday neste ano, consumidores fizeram fila para conseguir comprar sanduíches do Burger King com desconto. A fila no shopping Tietê Plaza, na zona oeste de São Paulo, tomava um dos corredores e clientes levavam cerca de 20 minutos até serem atendidos. Enquanto esperavam, clientes eram avisados por outras pessoas que estavam na fila que a promoção só valia para pagamento via Mercado Pago. Na loja, a carteira online funcionava para o pagamento, mas em outras unidades tanto do BK quanto do McDonald’s, o sistema caiu deixando os clientes sem promoção.

Continua após a publicidade
Burger King
Clientes fazem fila em Burger King na Zona Oeste de São Paulo (Larissa Quintino/VEJA)

16:40 – Samsung A50 é o smartphone mais buscado na sexta-feira

O smartphone Samsung Galaxy A50 é o produto mais buscado da Black Friday, segundo o Zoom, site de comparação de preços. O produto varia até 90% no comércio eletrônico, de 1.099 reais até 2.099 reais.


16:34 – Entregadores de aplicativo fazem fila no Bob’s

Entregadores de aplicativo se amontoavam em uma unidade do Bob’s no Shopping Tietê Plaza, na zona oeste de São Paulo, aguardado pedidos feitos via Ifood. O app vendeu uma série de produtos por R$ 1 na hora do almoço e com frete grátis.

Continua após a publicidade
Bob’s Black Friday
Delivery: enquanto poucos clientes faziam fila para pedir no Bob’s, entregadores se amontoavam aguardando pedidos após promoção do Ifood (Larissa Quintino/VEJA)

16:26 – Consumidores trocam socos em unidade das Lojas Americanas

Uma confusão generalizada tomou conta de uma unidade das Lojas Americanas no Shopping Interlagos, na zona sul de São Paulo, nesta sexta-feira, 29, dia em que as lojas oferecem descontos conhecido como Black Friday.  A Polícia Militar chegou a ser acionada para controlar a situação. A loja abriu a meia-noite de quinta para sexta-feira com ofertas de brinquedos, eletrônicos, alimentos, entre outros.  Veja vídeo da confusão: 

 


14:28 – Americanas.com e KaBum! lideram as reclamações

Até o meio-dia desta sexta-feira, o site Reclame AQUI registrou 1.107 reclamações desde às 11h de quarta-feira. As campeãs de reclamações são:

Continua após a publicidade
  1.  Americanas.com – 148 reclamações
  2. KaBum! – 148 reclamações
  3. Casas Bahia  (loja online) – 117 reclamações
  4. Magazine Luiza (loja online)  – 115 reclamações
  5. Meliuz – 109 reclamações
  6. Saraiva (lojas físicas e online) – 109 reclamações
  7. Carrefour (loja online) – 94 reclamações
  8. Adidas – 91 reclamações
  9. Netshoes – 90 reclamações
  10. Zee Dog – 86 reclamações 

Atualização no sábado, 30 de novembro, às 15h18:

Em nota, a KaBum! se manifestou sobre seu posicionamento no ranking das reclamações. Segue o posicionamento da empresa enviado a VEJA:

“O Black Friday é uma das principais ações de vendas do KaBuM!. Neste ano, iniciamos a nossa 12ª edição mais cedo, às 19h de quinta-feira (28/11), oferecendo aos clientes mais de 1 milhão de itens com descontos de até 80%. Durante as primeiras horas, no entanto, nossa plataforma passou por um período de instabilidade – que também afetou outros grandes comércios eletrônicos do país e também dos Estados Unidos.

Por conta disso, parte de nossos consumidores não conseguiu finalizar a compra de produtos da listagem de Ofertas Ninjas, o que justificou o posicionamento do KaBuM! no Ranking Reclame Aqui, no período inicial de evento. Reforçamos que nosso e-commerce agiu de forma imediata, efetuando o contato com os clientes envolvidos, retomando as ofertas e garantindo a estabilidade do site nas horas seguintes.

O resultado: milhares de pedidos já realizados, ultrapassando 330 mil produtos nas primeiras 30 horas de evento, de norte a sul do Brasil.  O reflexo positivo também resultou na queda de nosso posicionamento no Reclame Aqui – ocupando, no momento, a última colocação entre as maiores do país”. 

13:56 – Procon-SP alerta para maquiagem de preço

O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, alertou consumidores que vão as compras em lojas físicas. Segundo ele, ao pegar um produto remarcado, com uma etiqueta colada no preço antigo, o consumidor pode tentar descolar para ver qual era o preço oferecido antes.


13:45 – TVs 4K e smartphone lideram as vendas no Mercado Livre

Os queridinhos dos brasileiros – televisores e celulares – foram os itens mais vendidos durante a madrugada e o início da tarde no Mercado Livre. Smart TVs 4K são o sucesso do ano, ao lado dos smartphones. A maior parte das compras da semana, inclusive, foram feitas por app de celular, afirmou a empresa. 


13:10 – Tíquete médio de compras é de R$ 808

Segundo o Ebit, o valor médio das compras durante as sete primeiras horas de Black Friday é maior este ano do que no mesmo período do ano passado. Durante a manhã e a madrugada, a tíquete foi de 808 reais contra 769 em 2018.,  


13:06 – Magazine Luiza vende equivalente a 13.000 km de papel higiênico

A glamourosa investida do Magazine Luiza na Black Friday 2019 — com show ao vivo comandado por Luciano Huck e apresentações sertanejas — teve como destaque nas vendas o papel higiênico. Durante a apresentação ‘Black das Blacks” a promoção de 16 rolos, por 9,90 reais bombou e se esgotou. Segundo a empresa, foram vendidos 440 mil rolos (27.500 embalagens). O total de papel higiênico comercializado chega a 13.000 km, distância entre São Paulo e Sydney na Austrália.


11:51 – Promoções de fast foods são vinculadas ao pagamento via Mercado Pago

As ofertas de dois sanduíches por 4,90 reais no McDonald’s ou três por cinco reais no Burger King exigem que o cliente faça o pagamento via Mercado Pago. A carteira digital do Mercado Livre está disponível para Android e iOS. Para usar, é preciso recarregar o aplicativo via transferência ou boleto bancário (que leva até 2 dias úteis para cair) ou cadastrar um cartão de crédito. Para fazer a compra nas lojas, é preciso abrir o aplicativo e apontar o QR Code para concluir o pagamento.


11:23 – Compras de moda lideram pedidos na madrugada

Até 7h59 da manhã, a categoria Moda e Acessórios foi a líder de pedidos na Black Friday, seguida por Entretenimento, Beleza, Perfumaria e Saúde, Eletrodomésticos e Ventilação, além de artigos para casa, afirmam o o portal Compre & Confie, empresa que monitora o e-commerce brasileiro. A maior parte dos pedidos é realizada por mulheres (52%), enquanto os homens ficam com 48,1% das compras. A faixa etária que mais consome tem entre 26 e 35 anos (36%).


10:46 – Faturamento cresce 69% nas primeiras sete horas de promoção

O comércio eletrônico movimentou 724 milhões de reais entre a meia noite e 7h de sexta-feira.  segundo dados da Ebit|Nielsen. O número é 69% superior ao mesmo período de 2018, quando as vendas para este dia somavam 362,1 milhões milhões de reais.  O volume de pedidos nestas 7 horas de sexta-feira de Black Friday foi de 448 mil, variação de 61% frente ao mesmo período de 2018 (278 mil). Entre 5h e 6h da manhã, o volume de pedidos atingiu 56 mil, uma variação de 206% na comparação com a mesma faixa de horário do ano anterior. 


10:35 – Sites caem na madrugada por muitos acessos

Boa parte das reclamações dos consumidores que madrugaram para pegar as promoções da Black Friday foi da falta de funcionalidade dos sites. Segundo o Reclame Aqui, o site do Magazine Luiza ficou cerca de 1h30 fora do ar. Ao clicar no produto, o site dava erro e o item não ia para o carrinho ou a compra não era concluída. O site do Carrefour também apresentou problemas semelhantes com consumidores não conseguindo colocar o item na sacola para concluir a compra.


9:44 – Americanas.com confirma compras por WhatsApp

Os clientes que fazem compras pela Americanas.com são notificados do passo a passo do pedido por mensagens de WhatsApp, caso o número cadastrado no site tenha o serviço. As mensagens, bem como os e-mails de confirmação de compra devem ser guardados pelo consumidor, pelo menos até receber o pedido. Em caso de algum problema com a compra, eles são comprovantes e podem servir de base para uma reclamação.


9:38 – Guerra dos hamburgeres continua: Mc vende BigMac a R$ 1 no Uber Eats 

A batalha de preços entre as redes de fast food ganhou mais um capítulo nessa sexta-feira. O McDonald’s vai vender Big Mac por R$ 1 para novos usuários da plataforma de delivery da Uber. Para ativar a promoção é preciso usar o cupom MC1. Nas lojas físicas, o Mc venderá dois clássicos por 4,90 para pagamentos via MercadoPago e 10 cheeseburgers por 20 reais, mediante a apresentação de cupom.

A concorrência também ataca forte na data: o Burger King vai vender 3 sanduíches por 5 reais para quem pagar com MercadoPago. Outras redes de fast-food também terão ofertas especiais para esta sexta, como Bob’s, Pizza Hut, Domino’s Pizza e Jin Jin.

Veja aqui todas as promoções das redes de fast food para hoje.


9:25 – Chocolates também entram na onda dos descontos

Para deixar a sexta-feira de compras mais doce, redes de chocolates também entraram na onda da Black Friday. A Lindt oferece 50% de desconto na compra de um segundo produto, válido para as linhas Lindor, Exellence e Creation. A Kopenhagen oferece 30% off na linha língua de gato e 40% para as trufas Língua de Gato tradicional e avelã. Já a Cacau Show aproveita a data para fazer um esquenta de Natal. Os panetones trufados serão vendidos por metade do preço, a 29,90. Os tabletes 20 g saem a 1,99 real ao invés dos 2,50 reais habituais. Na sexta-feira, diversos itens serão vendidos com 40% de desconto nas lojas. 


9:15 – KaBUM! é a campeã de reclamações

Até às 8h30 desta sexta-feira, o site Reclame AQUI registrou 851 reclamações desde às 11h de quarta-feira. As campeãs de reclamações são:

  1. .   KaBuM! – 131 reclamações
  2.  Americanas.com – 106 reclamações
  3. Saraiva (lojas físicas e online) – 104 reclamações
  4. Casas Bahia (loja online) – 85  reclamações
  5. Adidas – 83 reclamações
  6. Zee Dog – 79 reclamações
  7. Magazine Luiza (loja online) 75  reclamações
  8. Netshoes –  67 reclamações
  9. Xtech Commerce – 64 reclamações
  10. Lojas Renner – 57 reclamações

A maior parte das queixas é de propaganda enganosa, com 28,4% do volume. Logo depois, aparecem os problemas na finalização da compra (10,6%) e, por conta das promoções antecipadas que algumas marcas proporcionaram, atraso na entrega aparece em terceiro lugar, com 8,9%. Depois divergência de valores 8,65% e estorno do valor pago, 4,69%


9:00 – Queixas em alta

Nem bem a Black Friday começou, e já chovem reclamações no Procon de São Paulo. A fundação atendeu 235 pessoas referentes ao evento promocional entre 8h da quinta-feira e 6h desta sexta, 29. Deste total, 104 foram reclamações e 131 consultas.

A maior reclamação foi o de maquiagem de desconto — a famosa promoção “pela metade do dobro”. Segundo o Procon, 28% do total de queixas compreendem descontos irreais sobre os produtos ou serviços.

O Procon também está na operação da Black Friday e está atendendo pelo site, pelo aplicativo, redes sociais e pelo telefone 151.


8:40 – Red Friday na Americanas

Depois de lidar com o site falso que tentava fraudar consumidores desavisados, o e-commerce da varejista Americanas começou a sua “Red Friday”. A rede promete descontos de até 80% e “cashback” (quando devolve parte do dinheiro pago por meio de uma outra promoção) de até 50%. A Americanas oferece TVs de led, smartphones Samsung, aparelhos de condicionadores de ar, geladeiras, entre outros itens.

Americanas
Promoção Americanas (Divulgação/Divulgação)

7:00 – Produtos de até R$ 500 para usar com o FGTS

A Black Friday de 2019 coincide com a liberação de mais um lote do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que libera até 500 reais por conta do trabalhador. Nessa sexta-feira 29, a Caixa Econômica Federal vai liberar o dinheiro para os nascidos em agosto – quem faz aniversário de janeiro a julho já pode pegar o dinheiro.

Para quem quiser utilizar os recursos sacados do fundo para compras, a plataforma de comparação de preços Zoom realizou, a pedido de VEJA, um levantamento com os 9 produtos mais buscados dentro dessa faixa.

Confira nove ofertas que podem ser aproveitadas com os 500 reais do FGTS.


6:40 – Site falso da Americanas

Uma oferta tentadora, mas que não passava de um golpe. Diversos consumidores colocaram seus dados em risco ao acessarem um site falso da Americanas.com, identificado pelo site Reclame Aqui. A página oferecia Geladeira/Refrigerador Eletrolux Frost Free DW42X 380L Inox ao valor de R$ 829,00 – eletrodoméstico que, no site real da varejista, custa R$ 2.099.

O nome desse golpe é phishing, quando um site se passa por outro com uma “cara semelhante”, tentando levar usuários a digitarem seus dados financeiros.

Veja abaixo o layout do site falso. Ao divulgar a fraude, o Reclame Aqui chamou a atenção para a importância de se conferir muito bem o URL das páginas no momento da compra. É importante desconfiar de ofertas muito baratas.

sitefalso1
Site falso se passa por página da Americanas.com (Reclame Aqui/Reprodução)

6:10 – Guerra do hambúrguer

O Burger King anunciou uma nova promoção para a Black Friday: serão 3 sanduíches por 5 reais. O desconto veio logo após o concorrente McDonald’s anunciar que vai vender dez cheeseburgers por 20 reais e dois clássicos por 4,90 reais. E outras redes de fast-food também terão ofertas especiais para esta sexta, como Bob’s, Pizza Hut, Domino’s Pizza e Jin Jin.

Veja aqui todas as promoções das redes de fast food para hoje.

bj-black-friday-1024×576
burger king black friday 3 por 5 (divulgação/Divulgação)

5:40 – Cielo prevê aumento de 25% de transações no e-commerce

A Cielo, maior credenciadora de cartões do país, prevê aumento de 25% no número de transações de e-commerce na Black Friday deste ano em relação à data no ano passado. O crescimento deverá ser superior ao verificado na comparação de 2018 ante 2017: 21%. Veja o texto completo na coluna Radar

 


4:30 – Empresas prometem devolver até 100% do dinheiro gasto

Além dos diversos descontos e promoções, algumas empresas oferecem o sistema de ‘cashback’, que promete devolver parte do valor que foi gasto nas compras da Black Friday. Diante de um comércio eletrônico altamente competitivo, a prática têm se tornado cada vez mais comum no Brasil para garantir a fidelidade do consumidor por meio dessa recompensa. O dinheiro pode ser devolvido tanto em crédito para usar na loja ou comércios parceiros ou voltar para o bolso do consumidor, com depósito em conta.

Veja a matéria completa aqui.

 


4:00 – Boate Bahamas entra na Black Friday

Oscar Maroni, dono da boate paulistana Bahamas, vai aderir à Black Friday. A partir de sexta, 29, ao longo da próxima semana, a casa irá operar em um esquema inusitado de promoção. Quem comprar um balde com quatro cervejas (a 180 reais), pagará por menos da metade (45 reais). E a casa terá também outros tipos de ofertas: o cliente que subir para o hotel com uma garota de programa terá a opção de desembolsar mais 100 reais para ter outra mulher acompanhando a cena. “Mas não pode tocar nela”, frisa Maroni.

Veja a matéria completa aqui.

 


3:00 – Barbie, LoL e super-heróis – a Black dos brinquedos

Cerca de 44% dos brasileiros vão aproveitar a Black Firday para comprar presentes de Natal. A data é uma boa para adiantar as lembranças das crianças, com várias promoções de brinquedos. A Ri Happy, por exemplo, vai vender bonecas LOL, Barbies e super-heróis da DC Comics em esquema 2×1. Lojas físicas e lojas online entraram no clima da promoção e oferecem até 70% de desconto em produtos do tipo. Confira as melhores ofertas de brinquedos.

 


1:30 – Pré-Black Friday supera 2018 em reclamações

As queixas contra lojas dispararam no início desta Black Friday. O portal Reclame Aqui, especializado em atender clientes que se sentem lesados em alguma compra, divulgou na madrugada que recebeu 3.247 reclamações entre as 11h da quarta-feira 27 e a 0h desta sexta. O volume de reclamações supera em 67% o registrado em 2018 no mesmo período, quando foram registradas 1.943 protestos de consumidores.

O principal motivo das queixas é a propaganda enganosa, com 28% do volume. Por conta das promoções antecipadas que algumas marcas proporcionaram, atraso na entrega já aparece em segundo lugar, com 10,6%.

Veja o ranking das lojas com mais queixas no Reclame Aqui entre 11h do dia 27 e 0h desta sexta:

1 – KaBuM! – 110 reclamações
2 – Saraiva – Loja física e online – 103 reclamações
3 – Americanas.com – 82 reclamações
4 – Zee Dog – 80 reclamações
5 – Adidas – 73 reclamações
6 – Casas Bahia – Loja online – 72 reclamações
7 – Xtech Commerce – 64 reclamações
8 – Netshoes – 63 reclamações
9 – Renner – 58 reclamações
10 – Beyoung – 53 reclamações

O Reclame Aqui faz plantão pelo WhatsApp a partir da meia-noite de sexta-feira. Para usar a ferramenta, o consumidor deve adicionar o número (11) 97062-2753 no aplicativo e mandar um “Oi”. O Reclame Aqui responderá a mensagem pedindo o nome da empresa que o consumidor deseja reclamar. A partir dai, basta seguir com a reclamação.

Também é possível acionar o Procon, que faz plantão de madrugada para auxiliar consumidores. Saiba mais aqui.

 


0:50 – Shows + ofertas

As atrações da Black Friday 2019 não ficam só nas prateleiras. Grandes varejistas investiram em shows ao vivo com celebridades para chamar a atenção sobre suas ofertas. Durante o fim da noite de quinta e parte da madrugada, a Magazine Luiza transmite no canal a cabo Multiwhow o Black das Blacks, com apresentação de Luciano Huck e performances de Pablo Vittar, Léo Santana, Ludmilla, Simone & Simaria e outros. A apresentação pode ser acompanhada no Multishow, com anúncios de ofertas entre uma atração e outra.

A Americanas adotou a mesma receita e realiza o Show da Black Friday, com duração de cinco horas ao longo desta madrugada. Felipe Neto comanda o evento, que terá atrações musicais a cargo do canal Kondzilla, com atrações como Kevinho e MC Kekel. Diversos canais de Youtube mostram o evento ao vivo, como Nostalgia, Desimpedidos, Eu Fico Loko e Diva Depressão. O canal Kondzilla transmite o evento aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.