Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Procon faz plantão para Black Friday e Reclame Aqui atende por Whatsapp

Consumidor que se sentir lesado pode registrar reclamações pela internet; Até a tarde de quinta-feira, número de queixas havia crescido 68%

Por da Redação
Atualizado em 28 nov 2019, 22h52 - Publicado em 28 nov 2019, 19h44

O Procon-SP fará plantão durante a madrugada para para receber denúncias de consumidores e fiscalizar lojas na Black Friday. A operação começa a partir das 20h desta quinta-feira, 28, quando boa parte das lojas online já começa a promoção. O plantão funciona até as  2h de sexta e volta das 7h às 20h. As queixas serão levadas para os fornecedores, que terão dez dias para responder. No horário do plantão, o órgão auxiliará com dúvidas de consumidores e orientações para as compras. 

Qualquer dúvida ou problema com relação às promoções, ofertas, entre outros, poderá ser resolvida com os especialistas de plantão. O atendimento do @proconsp, que tem um índice de solução de 80%, estará de prontidão”, afirmou o órgão. O consumidor pode fazer reclamações via site e aplicativo do Procon, disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS. 

O site Reclame Aqui faz plantão pelo WhatsApp a partir da meia-noite de sexta-feira. Para usar a ferramenta, o consumidor deve adicionar o número (11) 97062-2753 no aplicativo e mandar um “Oi”. O Reclame Aqui responderá a mensagem pedindo o nome da empresa que o consumidor deseja reclamar. A partir dai, basta seguir com a reclamação.

Aumento de queixas

Segundo o Reclame Aqui, até às 12h de quinta-feira, 28, o sistema havia registrado 1.960 reclamações entre 11h de quarta, 27, até as 12h de quinta.  Esse volume de reclamações representa um aumento de 68% com relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 1.164.

O principal motivo das queixas é, como todos os anos, a propaganda enganosa, com 28% dos casos. Logo depois, aparece o atraso na entrega, com 10,5%. Nestes casos, são queixas referentes a reclamações das promoções antecipadas de Black Friday. Problemas para finalizar a compra representam 7,8%, seguido por divergência de valores (7,1%), estorno do valor pago (5,9%) e produto indisponível (3%). Entre os produtos que mais geraram reclamação estão celulares (8%), tênis (7,7%), perfumes (5%), cartão de crédito (4,5%), planos pós-pago (3,8%), redes online* (3,4%).

Focando apenas em Black Friday, o Procon-SP registrou 54 reclamações na quinta-feira até às 17h. A maior parte delas sobre maquiagem de desconto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.