PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

AGU deve recorrer contra adicional de 25% em aposentadoria

Somente aposentados por invalidez tinham direito a esse pagamento. O adicional fica estendido às aposentadorias por idade e tempo de serviço agora

Por Redação
Atualizado em 23 ago 2018, 11h32 - Publicado em 23 ago 2018, 10h48

A Advocacia Geral da União (AGU) deve recorrer da decisão da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que estendeu a todos os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o adicional de 25% em seu benefício. O acréscimo é válido apenas para quem necessita de cuidados permanentes.

Até então, somente aposentados por invalidez tinham direito a esse pagamento. Com o julgamento, o adicional fica estendido às aposentadorias por idade e tempo de serviço.

A AGU diz que ainda não não foi notificada da decisão, mas que “tão logo seja, analisará a melhor estratégia recursal para a questão.” INSS também informa que irá recorrer. “Necessitamos da publicação do acórdão para análise do julgamento e, principalmente, para interposição dos recursos cabíveis.”

O INSS ainda não calculou o impacto desse adicional para os cofres públicos. Hoje, o teto de benefícios do INSS é de 5.645 reais. Com os 25%, o valor pago pode superar esse limite.

A ministra do STJ Regina Helena Costa disse que a fixação do entendimento pelo STJ atende a um pedido da segunda instância para uniformização da interpretação da lei federal. A decisão deve ser aplicada em todas as instâncias da Justiça – há 769 processos suspensos aguardando a decisão do STJ.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.