Séries documentais serão inelegíveis em novas regras do Oscar
Coincidentemente (ou não), o vencedor da categoria de documentário deste ano foi a série ‘O.J.: Made in America’

Séries documentais, com diversos episódios, serão inelegíveis ao Oscar, como parte de uma nova lista de regras da premiação, disseram os organizadores nesta sexta-feira, poucos meses depois da série da ESPN O.J.: Made in America vencer a estatueta de melhor documentário em longa-metragem na premiação de 2017. Documentários que são exibidos na TV ou lançados em DVD antes de serem exibidos em cinemas serão inelegíveis.
O.J.: Made in America é um documentário de oito horas de duração que foi exibido em grandes festivais e em algumas salas de cinema, classificando-se para competir no Oscar. Ele também foi exibido em cinco partes nas redes de TV ESPN e ABC. O filme, sobre o julgamento por homicídio em 1995 da estrela do futebol americano O.J. Simpson, venceu a categoria de melhor documentário em fevereiro, superando A 13ª Emenda, Eu Não Sou Seu Negro, Fogo no Mar e Vida, Animada.
A Academia regularmente atualiza suas regras para o Oscar. Outra mudança deste ano diz respeito aos filmes de animação. Atualmente, os cinco indicados nas categorias de curta e longa-metragem são selecionados por membros da Academia que estão ligados a esse universo. A nova regra afirma que qualquer membro da organização, ligado ou não ao mercado de animação, poderá participar dessa escolha, caso queira.
(Com Reuters)