Segunda temporada de ’13 Reasons Why’ deixará livro para trás
Atenção: este texto contém *spoilers*. Se não deseja saber informações de episódios avançados da primeira temporada ou da nova, não leia
A cantora Selena Gomez, produtora do maior fenômeno da Netflix deste ano, a controversa série 13 Reasons Why, confirmou no início da semana que o programa, baseado no livro Os 13 Porquês, sobre uma garota que comete suicídio, terá nova temporada. Agora, começam a sair informações sobre os novos episódios. Isso já foi dito acima, mas vale reforçar. A seguir, virão spoilers: detalhes tanto de episódios da segunda metade da primeira temporada da série como da nova leva de capítulos, ainda sem data para estrear. Se não deseja saber, não continue a ler.
Ao contrário do que se possa pensar, a história de Hannah Baker (Katherine Langford) não terminou. Foi o que disse à revista americana Entertainment Weekly o produtor da série, Brian Yorkey. A questão da responsabilidade — quem é culpado pelo suicídio de Hannah Baker — continuará guiando a série, que a destrinchará no julgamento movido pelos pais da menina contra a escola e nos segredos de seus colegas, que continuarão a vir à tona, trazendo cenas do passado da menina. “Eventos que já conhecemos ganharão um novo contexto e surgirão coisas sobre as quais ainda não ouvimos falar, coisas capazes de preencher lacunas sobre Hannah Baker e sua vida”, disse Yorkey.
Na segunda temporada, que deixará o livro de Jay Asher para trás e desenvolverá novas tramas, o produtor também prometeu responder a perguntas deixadas pela primeira leva de episódios. “Mais que isso, porém, vamos continuar a olhar com muita honestidade para esses personagens, o que eles vivem, mesmo que seja doloroso às vezes.”
Os novos episódios também terão um narrador, mas não será mais Hannah, já que as fitas deixadas pela menina foram todas ouvidas nos 13 episódios que inauguraram a série — a garota gravou 14 fitas K7 antes de tirar a própria vida, para explicar as razões que a levariam a se matar, mas numa delas usou apenas o Lado A.
Em um post feito em seu perfil no Twitter, a Netflix também afirmou que a história terá agora outras perspectivas — na primeira temporada, é o ponto de vista de Hannah Baker que domina. Ainda segundo esse post da Nertflix, a série vai discutir a maneira como meninos e meninas são criados para serem homens e mulheres dentro de uma cultura predominantemente machistas — as últimas palavras nós acrescentamos.