Reality show “Colírios Capricho” une TV e internet na escolha do adolescente mais bonito e talentoso do país
Programa, que estreou no domingo, já eliminou o primeiro candidato

Dez meninos convivendo por 42 dias em uma casa, sob vigilância de um tutor e obrigados a se submeter a uma maratona de aulas e testes. Essa é a receita do reality show Colírios Capricho, que estreou na MTV neste domingo. A participação no programa vale uma capa da revista Capricho, o lugar de quarto membro do blog Vida de Garoto (VDG) – projeto em que três meninos falam de seu cotidiano – e uma vaga como repórter da MTV. Além de reconhecimento. No primeiro episódio do programa, que terá frequência semanal, o nome do reality atingiu o ranking de Trendig Topics mundial do twitter – um ranking de assuntos mais comentados no microblog.
Colírios é uma parceria da revista teen Capricho e do canal pop MTV, ambos do Grupo Abril. Para participar, os adolescentes precisam cantar, dançar, atuar, posar para fotos e ainda ter um bom comportamento para provar que merecem o posto de queridinho no coração das adolescentes brasileiras. A cada semana, jurados da revista e do canal, além de especialistas em diversas áreas, avaliam o conjunto da obra e eliminam um concorrente. No dia 8 de agosto, o vencedor será anunciado em uma grande festa em São Paulo, com show da banda Cine.
Para ter o privilégio de frequentar a confortável casa, conhecida como QG (quartel general), os dez concorrentes tiveram que ser aprovados por um júri exigente: milhares de meninas de todo o Brasil. Foram mais de 93.000 inscrições no site da Capricho, que, nos últimos quatro meses, recebeu 12 milhões de visualizações. O filtro das leitoras levou 100 inscritos adiante, dos quais dez foram selecionados por um júri indicado pela emissora. As adolescentes continuarão participando: a cada programa, elas imunizarão, pela internet, um dos participantes do reality show. No primeiro programa, foram 800.000 votos.
De acordo com a diretora de redação da revista e jurada do programa, Tatiana Schibuola, os integrantes do reality já têm uma base de fãs consolidada e são estrelas do mundo teen. “Ao longo do processo, eles se mobilizaram, criaram uma aproximação com as meninas, conversaram com elas pelo Orkut e pelo Twitter”, relata. Tatiana destaca que, para os adolescentes de 14 a 18 anos, ser membro do Vida de Garoto tornou-se tão ou mais relevante que ser ator do seriado global Malhação. “As meninas ficam enlouquecidas, choram por eles, têm uma relação platônica. Eles são ídolos, só que mais próximos que os Jonas Brothers, por exemplo, porque falam com elas pelas redes sociais.”
O Colírios Capricho vai ao ar todo domingo na MTV, às 22h, com apresentação da VJ Mari Moon e dos membros do VDG, Dudu Surita, Caíque Nogueira e Federico Devito. Os concorrentes ao título de garoto mais bonito do Brasil são: Bruno Anacleto, 16 anos, de Rondônia; Caio Baldan, 15 anos, de São Paulo; Gabriel Merling, 17 anos, do Paraná; Gustavo Foshi, 17 anos, da Paraíba; Gustavo Henrique, 15 anos, de Minas Gerais; Mateus Emmerich, 18 anos, do Rio de Janeiro; Maurício Barcellos, 16 anos, do Rio Grande do Sul; Renan Grassi, 16 anos, de São Paulo; Samir Rachid, 17 anos de São Paulo, e Thales Troia, 17 anos, de São Paulo. Detalhes sobre os meninos são publicados no blog do reality show.
Uma vista do programa: