PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Os muitos talentos de David Duchovny, para além de ‘Arquivo X’

Ator lança novo livro de suspense que atesta sua versatilidade

Por Thiago Gelli Atualizado em 4 jun 2024, 10h06 - Publicado em 11 nov 2023, 08h00

Descolar a imagem de David Duchovny da série Arquivo X é uma tarefa difícil. Em 1993, aos 33 anos, o ator americano vestiu o figurino do investigador Fox Mulder e nele ficou por onze temporadas, que somam mais de 200 episódios. Ao lado de Gillian Anderson, intérprete de Dana Scully, compôs uma das duplas mais memoráveis da história da televisão: os dois agentes tentavam desvendar eventos misteriosos — e de origem extraterrestre. Duchovny, porém, é uma persona tão interessante e versátil que não merece ser eternamente reduzido à série de sucesso. Uma dessas facetas ganhou recentemente um novo capítulo: hoje, aos 63 anos, ele se impõe como autor de romances — e seu quarto e mais novo título, o suspense O Reservatório (Buzz Editora), acabou de chegar ao Brasil.

O reservatório

Escrito logo após o isolamento da pandemia, a obra acompanha os devaneios do protagonista, um homem enclausurado em seu apartamento de frente para o Central Park, como o do próprio autor, que enxerga uma luz piscante por entre as árvores. Convencido de que aquilo é uma tentativa de comunicação, ele busca quem pode estar por trás da lanterna — enquanto enfrenta também a possibilidade de estar perdendo a cabeça. “Demorei para começar a escrever por causa da ansiedade que minha bagagem me trazia”, disse ele em entrevista a VEJA (leia mais abaixo).

Holy Cow

A autocobrança tinha lá suas razões. Antes de ser um astro da TV, Duchovny teve uma educação primorosa: ele foi colega de classe de John Kennedy Jr. em uma pomposa escola particular nova-iorquina, e estudou literatura inglesa em Princeton e Yale, duas das mais respeitadas universidades de elite dos Estados Unidos. Fã de Thomas Mann, Jorge Luis Borges e Franz Kafka, o ator-escritor deixa transparecer sem receios as influências luxuosas em sua escrita: seu novo livro tem uma narrativa elegante e engenhosa, sem oferecer resoluções fáceis.

The X-Files: The Official Archives

Continua após a publicidade

O astro soma outros ofícios em seu currículo: ele é também roteirista, diretor e cantor — seu primeiro disco, Hell or Highwater, de 2015, emula Bruce Springsteen. Lá fora, acabou de estrelar a elogiada comédia romântica O que Acontece Depois, com Meg Ryan. Para o astro de Arquivo X, tamanha versatilidade não é nenhum mistério.

“Não faço livros políticos”
Em entrevista a VEJA, David Duchovny falou sobre sua relação com a literatura e seu passado acadêmico.

GettyImages-924739834.jpg
DUPLA ICÔNICA - Duchovny e Anderson: série marcou época (FOX Image/Getty Images)

O senhor atribuiria esse seu fascínio pelo mistério à experiência em Arquivo X? A ficção científica não faz meu gênero, apesar de ter contribuído com o roteiro de Arquivo X. Em O Reservatório, quis utilizar um narrador não confiável para explorar a batalha entre espiritualidade e ciência, reacendida pela discussão em torno da pandemia.

Continua após a publicidade

Qual sua intenção ao ambientar a trama em um episódio real e histórico tão recente? O livro não é sobre a pandemia, mas sim um olhar mais humano sobre a fragilidade da civilização. Uma ameaça de saúde pública global muda o jeito como você olha o próximo, afinal, qualquer um pode ser hospedeiro do mal que pode matá-lo. Não faço livros políticos, nem tenho respostas fáceis. Eu quis capturar a essência de um momento.

Muitos se surpreendem com seu histórico acadêmico. Como ele influenciou sua carreira? Demorei para começar a escrever por causa da ansiedade que minha bagagem trazia. Eventualmente, percebi que é como a Torre das Canções, de Leonard Cohen: existe um edifício de grandes livros, e estou conversando com eles, sem tentar destruí-los ou escondê-los.

Publicado em VEJA de 10 de novembro de 2023, edição nº 2867

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

Continua após a publicidade
Os muitos talentos de David Duchovny, para além de ‘Arquivo X’Os muitos talentos de David Duchovny, para além de ‘Arquivo X’
O reservatório
Os muitos talentos de David Duchovny, para além de ‘Arquivo X’Os muitos talentos de David Duchovny, para além de ‘Arquivo X’
Holy Cow
Continua após a publicidade
Os muitos talentos de David Duchovny, para além de ‘Arquivo X’Os muitos talentos de David Duchovny, para além de ‘Arquivo X’
The X-Files: The Official Archives
logo-veja-amazon-loja
Continua após a publicidade

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.