Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O debate feroz sobre parceria da Louis Vuitton com artista japonesa

Em questão, a exploração de nomes da arte como marca

Por Amanda Capuano Atualizado em 4 jun 2024, 10h54 - Publicado em 29 jan 2023, 08h00

Uma das marcas de luxo mais famosas do mundo, a Louis Vuitton atrai milhares de curiosos para suas lojas. Na última semana, a filial de Nova York, localizada na movimentada Quinta Avenida, ganhou uma atração extra: uma versão robótica da popular artista japonesa Yayoi Kusama, de 93 anos, substitui os tradicionais manequins na vitrine e chama a atenção dos transeuntes com movimentos que simulam pinceladas. A ação divulga a nova parceria ambiciosa da marca com Kusama: lançada em janeiro, pouco mais de dez anos depois de seu primeiro trabalho em conjunto, em 2012, a coleção leva para os mostruários de luxo mais de 400 peças inspiradas no trabalho da japonesa, marcado por uma explosão de bolinhas coloridas e esferas metálicas que agora decoram bolsas, óculos e vestimentas.

Yayoi Kusama: Give Me Love

Com um padrão de estampa repetitivo e peças luxuosas que beiram os 30 000 reais, a coleção reacende um debate antigo: até que ponto a obra de um artista pode ser explorada como marca sem que se torne meramente um item comercial? O brasileiro Romero Britto ganhou status global com quadros coloridos e geométricos pueris, hoje repetidos à exaustão em produtos licenciados, entre eles bolsas, canecas e pequenas esculturas. Na Inglaterra, o tema foi motivo de troca de farpas: em 2012, o britânico David Hockney alfinetou o compatriota Damien Hirst pelos quadros que reproduzem pontos coloridos em fileiras, pintados por assistentes do artista e vendidos por milhões — na época, o jornal americano The New York Times contabilizou que Hirst havia pintado apenas cinco dos 1 400 quadros produzidos até então.

No caso da parceria de Kusama com a Louis Vuitton, as bolas são reproduzidas por uma serigrafia especial e aplicadas nas peças. O que vale, no final, não é a habilidade da artista em si, mas a assinatura que acompanha os itens. É como se ela, por si só, fosse um selo de autenticidade reproduzido em série. A marca francesa, inclusive, radicalizou a ideia criando não apenas itens personalizados e caríssimos inspirados em Kusama, mas também investindo numa divulgação que se estende dos ensaios de supermodelos a filtros para as redes sociais, e até um joguinho que guia o cliente na descoberta da coleção. Tudo, é claro, “instagramável” o suficiente para surfar na efervescência digital que hoje pauta as grandes marcas.

Continua após a publicidade

Yayoi Kusama: From Here to Infinity!

Alçada ao cenário global como inovadora e prolífica, Kusama usa as cores e materiais para criar um universo próprio em intervenções e esculturas famosas pelo mundo afora. Sua obsessão pelas bolas e pontos tem uma razão triste: é fruto da esquizofrenia que a atormenta desde a infância. Kusama mora em uma instituição psiquiátrica há mais de quarenta anos, e costuma ligar sua obra às visões causadas pela doença. Nascida em Matsumoto, em 1929, a artista se mudou para Nova York em 1957, circulando com figuras consagradas como Andy Warhol — mentor da arte pop e ele próprio um mestre da produção em série e exploração comercial da arte.

Desde então uma figura pop, a artista fez a primeira parceria com a marca francesa em 2012. Foi um sucesso, transformando as peças em artigos colecionáveis e a “arte Kusama” em item cobiçado não só pelo teor artístico, mas como fetiche fashion. Agora, a nova investida intensifica ainda mais a aposta. Bolsas de bolinhas podem não se confundir com arte de verdade — mas dão um lucro inspirador.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 1º de fevereiro de 2023, edição nº 2826

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

O debate feroz sobre parceria da Louis Vuitton com artista japonesaO debate feroz sobre parceria da Louis Vuitton com artista japonesa
Yayoi Kusama: Give Me Love
O debate feroz sobre parceria da Louis Vuitton com artista japonesaO debate feroz sobre parceria da Louis Vuitton com artista japonesa
Yayoi Kusama: From Here to Infinity!
logo-veja-amazon-loja

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.