Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Números de Beyoncé e Kanye West podem ter sido inflados no Tidal, de Jay-Z

Manipulação dos dados teria possibilitado aos dois embolsar royalties excessivos, segundo o jornal de negócios norueguês 'Dagens Naeringsliv'

Por agência France-Presse
9 Maio 2018, 11h21

As estatísticas de Beyoncé e de Kanye West na plataforma de streaming Tidal, lançada pelo empresário e músico Jay-Z, que é casado com a cantora e amigo do rapper, teriam sido manipuladas, permitindo aos dois artistas americanos embolsar royalties excessivos — afirmou um jornal norueguês nesta quarta-feira.

Segundo o jornal de negócios Dagens Naeringsliv (DN), o número de acessos aos álbuns The Life of Pablo, de Kanye West, e Lemonade, de Beyoncé, ambos com pré-lançamento no Tidal em 2016, foi inflado por manipulação dos registros dos usuários. Apoiando-se no Centro de Cibersegurança e de Segurança da Informação (CCIS), o DN fala em mais de 320 milhões de leituras falsificadas de títulos dos dois álbuns em curtos períodos, uma manipulação que teria afetado mais de 1,7 milhão de usuários.

Casado com Beyoncé, Jay-Z é um ex-parceiro de Kanye West. Por meio de sua holding Project Panther, o rapper americano comprou o Tidal, que tem sua origem e mantém suas atividades na Noruega, por 56 milhões de dólares em março de 2015.

As revelações do DN significariam que Kanye West e Beyoncé, assim como suas produtoras, abocanharam uma parte indevidamente alta dos royalties redistribuídos pelo Tidal, em detrimento de outros artistas que também estão nessa plataforma de música online.

Se confirmado, é um procedimento constrangedor para uma plataforma que prometeu reverter sua receita de forma mais generosa do que seus concorrentes, como Spotify, Apple Music e Deezer.

De acordo com o advogado americano Jordan Siev, citado pelo DN, o Tidal nega qualquer manipulação, afirmando que os dados foram roubados e que as informações publicadas pelo jornal estão equivocadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.