PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Música contra ditadura vira hino de bolsonaristas pró-golpe militar

'Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores', de Geraldo Vandré, se tornou um libelo contra a ditadura. Agora, quem diria, é entoada em atos antidemocráticos

Por Da Redação Atualizado em 1 nov 2022, 18h24 - Publicado em 1 nov 2022, 13h50

Talvez seja ignorância de uma parcela da população, talvez seja a completa inexistência de canções que defendam a ditadura militar. O fato é que após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República, um grupelho de pessoas, que se sentiu no direito de bloquear as estradas, resolveu cantar a música Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, um libelo de Geraldo Vandré contra a ditadura militar em um ato – veja só a ironia – em que eles pedem justamente a intervenção militar.

Lançada em 1968, a música conquistou o segundo lugar no Festival Internacional da Canção, em 1968. Anos depois, Walter Clark, diretor-geral da Globo, que organizava o festival, revelou que recebeu ordem do exército de que a canção não deveria ganhar o festival, nem América, América, de César Roldão Vieira, ambas críticas ao regime. Logo em seguida, a música teve sua execução pública proibida pela Ditadura Militar.

Nas redes sociais, pipocam relatos de que manifestantes bolsonaristas elegeram a música como hino dos protestos. Em um post, uma pessoa afirmou que estão cantando a música em frente à sede do exército, em Belo Horizonte.

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.