Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Morre o estilista Paco Rabanne, que revolucionou a moda com uso de metais

Artista também ficou conhecido pelo desenvolvimento de fragrâncias de perfumes com sua grife de luxo

Por Amanda Capuano Atualizado em 3 fev 2023, 12h23 - Publicado em 3 fev 2023, 11h45

Morreu nesta sexta-feira, 3, aos 88 anos, o estilista espanhol Paco Rabanne, famoso pelo uso de metais nas passarelas e por sua grife homônima de perfumes de luxo. A informação foi confirmada pelo grupo Puig, que gerencia a marca do artista. “Estou profundamente triste com a morte do Sr. Paco Rabanne”, disse Marc Puig, presidente da empresa.”Ele está entre as figuras essenciais do universo fashion do século XX, e seu legado seguirá sendo uma fonte constante de inspiração”, anunciou o perfil oficial da marca no Instagram. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido Francisco Rabaneda Cuervo, na província espanhola de Guipúscoa, em 1934, Paco se mudou com os pais para a França ainda pequeno, fugindo da Guerra Civil Espanhola. No país, estudou arquitetura, desenvolvendo talento para trabalhar com os mais diversos materiais. Apaixonado pelo universo fashion, revolucionou a moda a partir dos anos 1960 com sua ousadia no uso de materiais até então incomuns nas passarelas, como plástico e metal — ele também foi o primeiro a fazer um vestido de chocolate, em 1989.

.
Paco Rabannetrabalhando com metal durante desfile em Paris, em outubro de 1967 (REPORTERS ASSOCIES/Gamma-Rapho/Getty Images)
.
O primeiro vestido de chocolate feito por Paco Rabanne, em 1989. Depois dele, artista seguiu apostando na tendência (Xavier ROSSI/Gamma-Rapho/Getty Images)
.
Paco Rabanne os bastidores da semana de arte de Paris de 1991-1992 (Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images)
.
Paco Rabanne com o p0erfume “Ultra Violett” (Franziska Krug/Getty Images)

Dez anos depois, em 1999, chegou a se aposentar, mas a grife foi retomada em 2011, com o designer indiano Manish Arora e, posteriormente, o francês Julien Dossena à frente da direção criativa da marca. Desde então, a Paco Rabanne se manteve no imaginário popular do universo fashion, mantendo a tradição da ousadia e da inovação em suas peças contemporâneas.

Fora das passarelas, Paco se consolidou como um exímio produtor de perfumes com a grife que leva seu nome.  Em m 2011, criou, inclusive, uma linha de fragrâncias exclusivas para o Rock in Rio, que foram batizados de Black XS Rock in Rio. “Paco Rabanne fez da transgressão algo magnético. Quem, senão ele, poderia convencer a mulher parisiense a exigir vestidos feitos de plástico e metal? Quem, senão Paco Rabanne, poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre – a palavra significa ‘grelha de automóvel’ – e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?”, escreveu José Manuel Albesa, presidente de moda e beleza da Puig, em comunicado.

View this post on Instagram

A post shared by Paco Rabanne (@pacorabanne)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.