PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Morre Dalton Trevisan, autor de ‘O Vampiro de Curitiba’, aos 99 anos

Brasileiro ficou conhecido por sua escrita afiada e enxuta em contos psicológicos e eróticos

Por Redação
Atualizado em 11 dez 2024, 10h27 - Publicado em 10 dez 2024, 09h04

Exímio contista e nome indelével da literatura brasileira, o autor Dalton Trevisan morreu nesta segunda-feira, 9, aos 99 anos, divulgou a família do escritor nas redes sociais. A causa da morte não foi revelada. “Todo vampiro é imortal. Ou, ao menos, seu legado é”, diz a publicação com a notícia publicada no Instagram.

Nascido em Curitiba, no dia 14 de junho de 1925, Dalton Jérson Trevisan começou a vida profissional como advogado antes de se enveredar de vez para a escrita. Entre seus textos mais famosos está O Vampiro de Curitiba (1965), título que se tornou seu apelido. No livro que reúne quinze contos, o protagonista de todos os textos é Nelsinho, o “vampiro” do título. Viciado em sexo, ele busca vítimas pelas ruas de Curitiba, enquanto o autor descreve de forma minuciosa, indiscreta e perversa a decadência local, mas, principalmente, a humana.

View this post on Instagram

A post shared by Dalton Trevisan (@trevisan.dalton)

Na década de 1940, Trevisan começou a publicar seus textos na revista em folhetos Joaquim, na qual também reunia a produção literária de colegas brasileiros, como Antonio Cândido, e traduções de autores internacionais renomados. Sem pudores vazios e com uma escrita vibrante, Trevisan assinou mais de 700 contos inspirado em pessoas comuns da cidade, misturando  dramas cotidianos com tramas psicológicas. Seu primeiro livro com textos de ficção — ao menos o que ele aceitava como primeiro, já que renegou obras antigas — Novelas Nada Exemplares (1959) foi premiado com o Jabuti. Vieram e seguida títulos como Morte na Praça (1964), Cemitério de Elefantes (1964), A Guerra Conjugal (1969), Crimes da Paixão (1978) e Lincha Tarado (1980). Se único romance, A Polaquinha, saiu em 1985, e conta a história de uma jovem prostituta constantemente vítima do machismo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.