Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘MasterChef’ se renova e retoma o clima competitivo que o povo gosta

Soberba e erros de participantes de outras temporadas marcam primeiro episódio de 'MasterChef: a Revanche' — que demonstra leve melhora na audiência

Por Eduardo F. Filho Atualizado em 16 out 2019, 17h02 - Publicado em 16 out 2019, 12h37

Há cinco anos no ar, o MasterChef brasileiro luta, como todo reality, para se renovar a cada edição, mas sem perder a essência do que faz o programa originalmente um sucesso. Após uma edição apagada, em março, que foi erroneamente posicionada aos domingos e amargou uma audiência pífia, o programa da Band voltou neste dia 15 ao seu horário tradicional, na faixa das 22h45 às terças-feiras, e com uma interessante novidade. Chamado de MasterChef: a Revanche, a atração resgatou vinte participantes de seis temporadas amadoras anteriores. Logo de cara, dez já foram eliminados em duelos repletos de elementos que o povo gosta: competitividade, soberba e uma pitadinha rara de cooperação entre cozinheiros, enquanto preparam pratos pedidos pelos jurados.

O caminho para reconquistar o público, porém, ainda é longo. Depois de alcançar picos de 10 pontos no Ibope em edições anteriores, desde 2018, o programa caiu — amargando 2,7 pontos no fatídico domingo. A estreia de A Revanche conseguiu uma leve melhora, com 3 pontos de média, 4 pontos de pico, ocupando o quarto lugar no horário, atrás das líderes Globo, SBT e Record.

Entre as armas secretas para melhorar os números está a volta de participantes conhecidos de outrora. O público já demonstra empatia prévia por alguns nomes, que se destacaram nas redes sociais — apesar da falta de participantes queridos, como Jiang Pu, ou polêmicos, caso de Caroline Martins.

Raquel Novais, da terceira temporada, e o caçula de 19 anos, Helton Oliveira da sexta e última temporada, despontam como favoritos dos espectadores nas redes sociais — não só pelos dotes culinários, mas também por suas personalidades que funcionam bem na televisão. Raquel escolheu Helton como seu adversário, porque, segundo ela, a “inexperiência” do jovem poderia contar a seu favor, pois ele não teve o “mesmo tempo para estudar e se preparar” quanto ela.

Continua após a publicidade

Helton escolheu a categoria clássica, que trouxe como prova o preparo do famoso ratatouille, iguaria tradicional da cozinha francesa à base de legumes. O jovem afirmou que só havia visto o prato no filme homônimo da Disney. Raquel, para disfarçar a empáfia, ensinou, por cima, a Helton a receita. Era evidente o nervosismo do garoto duelando com a veterana, e a felicidade estampada no rosto de Raquel com a iminente vitória. Porém, o novinho superou a veterana. 

Helton entendeu o que era pedido: reproduzir o clássico Ratatouille, já Raquel quis colocar sua personalidade no prato o que não agradou o trio de jurados. Helton acertou no ponto dos legumes e venceu o duelo e perdeu a fama do garoto que seria “massacrado” pelos competidores. 

Os ácidos jurados, porém, começaram a nova fase mais contidos. Erick Jacquin ficou apagado; Henrique Fogaça atirou criticas (em alguns casos só pela arte de criticar, sem oferecer bons argumentos); e Paola Carosella sobressaiu como a professora do episódio. Tomara que as opiniões do trio esquentem nas próximas semanas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.