Lena Dunham revela ter removido o útero por endometriose
Em texto para o site da revista 'Vogue', atriz disse que a doença causava dores insuportáveis e por isso decidiu pela cirurgia, que a impedirá de engravidar

A atriz Lena Dunham, criadora e protagonista da série Girls, revelou ter feito uma histerectomia porque sofria de endometriose, e explicou em detalhes as consequências da doença, que afeta aproximadamente uma em cada dez mulheres.
Em uma coluna publicada nesta quarta-feira no site da revista Vogue, a atriz de 31 anos, que recebeu um Globo de Ouro em 2013, explicou que a endometriose causava dores insuportáveis e por isso ela decidiu fazer a cirurgia.
Essa condição crônica está relacionada ao fato de que o endométrio, o tecido que cobre o interior do útero, se desenvolve em outros órgãos e pode causar lesões, aderências e cistos de ovário.
Lena Dunham decidiu se submeter a uma histerectomia (extirpação do útero) no fim de 2017.
Após a operação, não é possível engravidar, mas ela em breve se submeterá a testes para detectar a possível presença de ovócitos, detalhou a atriz. Se os exames forem positivos, poderia considerar uma barriga de aluguel. A atriz também não descarta a possibilidade de adotar uma criança.
Apesar das alternativas, Lena Dunham disse que lamenta não poder gestar um bebê. “Eu queria essa barriga. Eu queria saber como esses nove meses de união completa seriam”, escreveu.