Jonathan Azevedo, o Sabiá, sobre racismo: ‘Respondo com amor’
Nas redes sociais, uma pessoa disse que o papel de traficante ‘cai bem’ ao ator e que não pediria selfie caso o encontrasse na rua
Alvo de um comentário racista nas redes sociais, Jonathan Azevedo, o Sabiá da novela das 9 da Globo A Força do Querer, não se faz de rogado. “Eu prego a questão do amor. Não sei se a menina falou com maldade. Queria dar um abraço nela e mandar muito amor para ela”, diz a VEJA. O comentário racista surgiu em uma postagem de um site de notícias que informava que o ator assinou contrato com a Globo para ficar até o final da novela. “Me desculpem, mas papel de traficante cai muito bem para ele. Tenho até medo, se eu vir em algum lugar público, não faço questão de tirar selfie”, escreveu uma mulher.
Azevedo diz que sente ter o papel de levantar esses debates como pessoa pública. “Meu dever como artista e ator é fazer com que essas questões sejam discutidas e é isso o que está acontecendo agora”, afirma. “Preconceito e divergência sempre tem, isso não é uma situação exclusivamente minha, acontece no mundo inteiro. Às vezes, quando eu chego em casa, sinto um vazio e vejo que esse debate é muito delicado. Sinto isso quando paro e vou escrever minhas poesias.”
O ator afirma que não pretende tomar nenhuma providência legal em relação à mulher que fez o comentário racista. “Não posso parar a minha vida para processar alguém. Ao contrário, pretendo trabalhar mais e mostrar para os jovens negros que só depende de você. Peço a Deus que a pessoa esteja refletindo sobre o assunto também.”
Azevedo diz que já sofreu preconceito diversas vezes ao longo da vida, mas que nunca se deixou abalar por isso. “Sempre tive uma visão positiva de tudo, desde o começo da vida. Sou adotado, então sinto gratidão desde o dia em que minha mãe me escolheu. Sou muito feliz com os pais que eu tenho, eles me deram uma educação incrível. Sou privilegiado com tudo o que vivi e estou vivendo e vivi.”
Contrato com a Globo
O ator, que estava escalado para fazer uma pequena participação na novela de Gloria Perez, acabou caindo nas graças da autora e do público, o que lhe rendeu um contrato com a Globo para ficar até o fim do folhetim, previsto para outubro. Com isso, algumas mudanças foram feitas – Sabiá, que levará um tiro no capítulo desta segunda-feira, deveria morrer, mas agora vai sobreviver.
Para ele, o Sabiá se tornou querido pelos espectadores – que o param nas ruas para pedir fotos e elogiar – graças ao seu jeito de ser na vida real. “Acho que acabei acrescentando ao personagem, que é um cara mau, o meu próprio carisma”, diz.